Jorge de Melo e Faro, Conde de Monte Real, foi um dos melhores e mais bem sucedidos pilotos da sua geração tendo conquistado um número importante de vitórias ao longo da sua carreira, utilizando para o efeito vários tipos de carros de competição. Em 1951 foi Campeão Nacional de Rampas ao volante do competitivo Ford Ardum preparado por Manuel Palma (imagem de cima) tendo vencido, entre outras, a Rampa da Arrábida. Na outra imagem vê-se o carro do vencedor a ser observado por outra figura lendária do automobilismo nacional, Francisco Ribeiro Ferreira, já retirado da competição e na altura presidente da Comissão Desportiva Nacional do ACP.
Concordo na totalidade com o autor. O Conde de Monte Real no inicio da década de cinquenta foi dos melhores
pilotos que Portugal teve, senão o melhor . O Conde, com o Ford Ardum, foi um "Allard killer" ; é um carro que gostaria de ter mais informaçao das suas transformaçoes . Sei que tinha o V8 com transformação Ardun , o chassis parece me ser de um Ford B , quanto ao resto ?
Luis
pilotos que Portugal teve, senão o melhor . O Conde, com o Ford Ardum, foi um "Allard killer" ; é um carro que gostaria de ter mais informaçao das suas transformaçoes . Sei que tinha o V8 com transformação Ardun , o chassis parece me ser de um Ford B , quanto ao resto ?
Luis
Concordo na totalidade com o autor ,
ResponderEliminaro Conde de Monte Real no inicio da
década de cinquenta foi dos melhores
pilotos que Portugal teve, senao o
melhor .
O Conde com o Ford Ardum foi um
Allard Killer ; é um carro que gostaria de ter mais informaçao das
suas transformaçoes .Sei que tinha o
V8 com transformaçao Ardun , o chassis parece me ser o de um Ford B ,quanto ao resto ?
Luis
Olá Luís,
ResponderEliminarO chassis é um Ford V8-18.
É o carro ex-Carlos Santos Silva, que encontras, por exemplo, no II Circuito do Parque Eduardo VII, em Junho de 1935.
Bota mais gelo no copo e toma lá um abraço do
Carlos Guerra
Que posso eu dizer quando tenho em ameno debate neste espaço dois dos maiores conhecedores da história do automobilismo desportivo em Portugal?
ResponderEliminarQue me sinto muito honrado parece-me pouco, mas é a mais pura das verdades.
Abraços para ambos.
Z
Quem se sente honrado sou eu J Guedes
ResponderEliminarpor participar neste excelente espaço
Bom no chassis do Ford acertei ,agora
tenho de investigar o resto da
transformaçao ,direçao, rodas,travoes
"Good God"
Luis