Dentro de poucos meses completam-se 60 anos sobre a brilhante participação de José Emídio da Silva no IV Circuito Internacional do Porto com o seu invulgar DB Panhard 750S. No circuito da Boavista o carro nº 19 teve um dos melhores desempenhos da sua história, terminando em 4º lugar absoluto a prova intitulada Taça Cidade do Porto, destinada a automóveis equipados com motores até 1100 cc, e vencendo a respectiva categoria (até 750cc). Catorze automóveis alinharam à partida para esta corrida.
Este carro, construído pela empresa francesa Deutsche Bonnet, estava equipado com um motor Panhard de 750 cc, um "flat-twin" dotado de válvulas à cabeça e que debitava entre 40 e 50 cv consoante o nível de preparação. Em 1953, um destes DB Panhard, tripulado por Touzot / Persillon, terminou as Mille Miglia em 84º lugar da geral, entre 240 concorrentes, e venceu a categoria até 750 cc.
Depois de décadas de abandono, o IE-17-74 que brilhou na Boavista renasce agora das cinzas e revela-se ao vivo e a cores em todo o seu esplendor graças ao seu novo proprietário, Carlos Barbosa da Cruz, que assim presta um serviço inestimável ao património cultural e desportivo do nosso país.
Naturalmente, pelas razões atrás mencionadas, a participação deste carro no Circuito da Boavista de Junho deste ano acaba de transformar-se em imperativo nacional.
Naturalmente, pelas razões atrás mencionadas, a participação deste carro no Circuito da Boavista de Junho deste ano acaba de transformar-se em imperativo nacional.
E o DB até se intercionalizou nas 12
ResponderEliminarhoras em Anfa , com um resultado
agradavel na classe.
Luis
ResponderEliminarMas nessa prova, o carro foi inscrito como PE, ainda que se pense que usou o referido motor.
Classificou-se em 4ºlugar da sua categoria e 14º da geral, conduzido por Corte Real Pereira e José Emídio da Silva, equipa que, segundo a imprensa, pecou por não ser muito homogénea. O que a terá impedido de alcançar o 3 º lugar.
APF