O carro da imagem foi tripulado pelo recentemente falecido Froilán Gonzalez no I Circuito Internacional de Lisboa (Grande Prémio do Jubileu do ACP), que teve lugar a 26 de Julho de 1953, ou seja, há exactamente 60 anos no circuito de Monsanto. Autor da volta mais rápida durante os treinos, o piloto argentino não chegaria no entanto a participar na corrida devido a um acidente ocorrido na véspera.
O motor (D20) destes carros - que aqui podemos ver quase em detalhe - era um dos mais avançados da época e merece uma referência especial à sua concepção. Trata-se de um V6 em liga ligeira com 2962 cc de cilindrada, inclinado a 60 graus e com quatro árvores de cames à cabeça. Era alimentado por três carburadores duplo corpo Weber 42 DCF7 que permitiam obter cerca de 220 cavalos a 6,500 rotações por minuto. Um prodígio para a época.
Falta apenas dizer que a vitória no I Circuito Internacional de Lisboa pertenceu a Felice Bonetto, ao volante de um dos três Lancia D23 inscritos para esta prova.
Foto - Centro de Documentação do ACP
Bibliografia - World Sports Racing Prototypes