Outros Tempos

Tal era a importância que as corridas de automóveis tinham no Brasil dos anos 30 que os "corredores", como se dizia na altura, tinham direito a recepção especial pelo Chefe de Estado. A imagem mostra os concorrentes portugueses fotografados junto do Presidente Getúlio Vargas, o único de fato escuro, nas vésperas do Grande Prémio do Rio de Janeiro de 1936. Os portugueses Henrique Lehrfeld (à frente, segundo a contar da esquerda) e Almeida Araújo ("espreitando" por cima do ombro esquerdo do Presidente) tiveram pouca sorte nesta prova: o Bugatti T37 de Lehrfeld esteve envolvido num acidente durante a corrida e o carro idêntico de Almeida Araújo não chegou ao Rio a tempo de participar. Note-se também a presença da concorrente francesa Hellé Nice, entre Lehrfeld e Getúlio Vargas, que se apresentou no palácio presidencial totalmente equipada para correr. 
Semanas depois, durante uma corrida em S. Paulo, Hellé Nice viria a sofrer um acidente trágico ainda que algo caricato que a afastou definitivamente das provas de Grande Prémio. Quando seguia em segundo lugar já perto do final da corrida,  um fardo de palha foi projectado para a pista por outro concorrente e foi embater na frente do  Alfa Romeo Monza da francesa, provocando o seu despiste. Quatro pessoas morreram, entre elas um soldado que recebeu nos braços o corpo de Hellé Nice "cuspido" do carro pela violência do embate. Embora tenha sobrevivido ao acidente, devendo a vida ao infeliz soldado que lhe amorteceu a queda, esta mulher invulgar saída dos "loucos" anos 30 que marcaram a Europa e os Estados Unidos nunca mais seria a mesma. Abandonada e esquecida pela mesma sociedade que a idolatrou durante a sua juventude, viria a morrer na mais profunda miséria aos 84 anos de idade.
Getúlio Vargas também teria um final trágico: suicidou-se em 1951 com um tiro no coração quando decorria o seu segundo mandato como Presidente do Brasil.

Foto - arquivo da família Almeida Araújo.


                                                   Hellé Nice e o seu Monza numa prova disputada em 1935

Sem comentários:

Enviar um comentário