Corrida na Auto Estrada

Esta curiosa fotografia mostra o Cooper Climax nº 4 de Sirling Moss em plena aceleração na auto estrada  que ligava Lisboa ao Estádio Nacional durante o Grande Prémio de Portugal de 1959, disputado no circuito de Monsanto. 
Inaugurada em 1944 pelo Ministro das Obras Públicas de então,  Duarte Pacheco,  a EN7, como se denominava oficialmente, foi uma das primeiras auto estradas do seu género a serem construídas na Europa, tendo sida integralmente realizada em cimento e brita ao longo de cerca de oito quilómetros.
Stirling Moss foi o vencedor do Grande Prémio, tendo deixado o segundo classificado, Masten Gregory, a uma volta de distância.
Fotografia - The Cahier Archives


Foi um dia de sol magnifico, com um Stirling  Moss demolidor no Cooper de Rob Walker equipado com uma caixa de velocidades Colloti que ficou finalmente fiável. Jack Brabham teve um acidente causado por um desentendimento com "Nicha" Cabral, que se estreava na F1. Masten Gregory foi
outro que resistiu ao calor e no fim da corrida o único motivo de interesse era a luta pelo terceiro lugar entre Trintignant e Gurney, até que o francês teve de parar para receber água de um posto improvisado pelo  autor da foto (Bernard Cahier) .
Esta corrida acabou também por afastar as pretensões ao titulo de Tony Brooks que não se entendeu com o traçado lisboeta e fez uma má corrida. Foi também o canto do cisne para os Aston Martin que
passaram a pertencer ao passado.
Luis Sousa

1 comentário:

  1. Foi um dia de sol magnifico ,com um
    S Moss demolidor no Cooper de Rob Walker com uma caixa de velocidades
    Colloti que ficou finalmente fiavel.
    J Brabham teve um acidente ,causado
    por um desentimento com A Cabral que
    se estreou na F1.Masten Gregory foi
    outro que resistiu ao calor ,e no fim
    da corrida o unico motivo de interesse era a luta do terceiro lugar entre Trintignant e Gurney ,até
    que o frances teve de parar ,para receber àgua de um posto improvisado por o autor da foto .
    Esta corrida marcou também por afastar as pretensoes ao titulo de
    Tony Brooks ,que nao se entendeu com o traçado lisboeta e fez uma mà
    corrida .Foi também o canto do cisne para os Aston Martin que
    passaram ao passado.

    Luis

    ResponderEliminar