Os Verdadeiros Heróis

Correr em automóvel no circuito da Boavista durante a década de 50 era coisa para verdadeiros heróis. O empedrado, os carris dos eléctricos, as árvores que ladeavam o traçado, os lancis dos passeios, etc, tudo isso eram ameaças de morte que estavam sempre presentes na mente de quem tudo arriscava para chegar na frente.
Durante o Grande Prémio de Portugal de 1956, Joaquim Filipe Nogueira conseguiu levar o seu Ferrari Monza 735 a comandar uma boa parte da prova, tendo como único adversário o Marquês Alfonso de Portago, que tripulava um Ferrari 857 Monza. Perto do final, Filipe Nogueira e Portago alternavam-se na liderança, travando uma batalha épica que levou ao rubro os milhares de espectadores que assistiam à corrida mais importante do programa. Até que, a três voltas do fim, o Ferrari de Nogueira tocou na berma de um dos passeios que ladeiam a recta da Boavista e capotou de forma violenta, projectando o piloto para o meio da pista. Os socorros não se fizeram esperar e Filipe Nogueira foi retirado, inconsciente, do asfalto e levado para o hospital. 
O fim de uma brilhante carreira? Nem pensar. Pouco depois o nosso herói já aparecia na oficina de Manuel Palma para assistir à recuperação do carro e não tardou em voltar às corridas, com a mesma garra e determinação de sempre.

Fotografias - Interclássicos (www.interclassico.com)



 Filipe Nogueira fez na Boavista 56 a sua grande corrida, com um chassis  similar mas um um pouco atrasado em evoluçao relativamente à 750 Monza. Na corrida o carro já estava equipado com um motor 3 litros das Monza e não com o 3 litros da 735. De qualquer maneira, o chassis 0556MD 0446 foi bem "updated" à ultima especificação mas o carro ainda devia uns 50 BHP em relação à Monza 857 do Marquês de Portago que, contrariamente ao que se relata em certos sites, correu na Boavista com o motor 3.5 e não com o 3 litros.
Na corrida, talvez por cansaço da prova da véspera ou por alguma  avaria mecânica (sabe-se hoje terem acontecido falhas dos garfos de suspensão traseiras das Monza) o Filipe Nogueira teve o  acidente que aqui se dá conta.
A partir deste acidente o piloto  não perdeu qualidades, mas perdeu chances futuras.

Luis 

1 comentário:

  1. O Filipe Nogueira fez na Boavista 56
    a sua grande corrida.
    Certo com um chassis , similar mas
    um um pouco atrasado em evoluçao à
    750 Monza , na corrida o carro jà estava equipado com um motor 3 litros
    das Monza e nao com o 3 litros da 735
    De qualquer maneira o chassis 0556MD
    0446 foi bem "updated" à ultima
    especificaçao ,e o carro ainda devia
    uns 50 BHP em relaçao à Monza 857 do Marquez de Portago, que contrariamente ao que se relata em
    certos site correu na Boavista com
    o motor 3.5 e nao com o 3 litros.
    Na corrida ,talvez por cançaso da
    prova da vespera ou por alguma
    avaria mecanica "o que se descobre hoje nas falhas dos garfos de suspensao traseiras das Monza é
    incrivel" o Filipe Nogueira teve o
    acidente que ocorreu;
    A partir deste acidente o piloto
    nao perdeu qualidades , mas sim
    perdeu chances futuras .

    Luis

    ResponderEliminar