Onde está o condutor?

Integrado no I Rallye Ibérico de 1956 disputou-se no Estoril uma prova de regularidade / velocidade que viria a ser decisiva para a classificação final. O traçado com cerca de 3000 metros de extensão reproduzia o percurso dos circuitos do Estoril dos anos 30 que viram os Bugattis de Henrique Lehrfeld, Conde de Monte Real, Ribeiro Ferreira e outros travarem épicas batalhas. 
Os concorrentes de 1956 também andavam nos limites, como o comprova a imagem junto. Nela vemos o Alfa Romeo 1900 Cabrio de Ângelo Moreno a sofrer um pequeno despiste e a embater nos sacos de areia que delimitavam o circuito. A colisão aconteceu há instantes, como o atesta a pequena nuvem de areia, mas o condutor parece ter desaparecido. Terá sido projectado para o lugar da direita? Em qualquer caso a penalização terá sido severa uma vez que este concorrente terminaria o rallye no 54º lugar da classificação geral. Concluíram a prova 62 das 85 equipas que se apresentaram à partida.
Foto - Centro de Documentação do ACP


3 comentários:

  1. Um fantástico registo, uma vez mais. Obrigado pela partilha.
    Ainda para mais, um Alfa Romeo 1900 cabriolet.
    O Alfa Romeo 1900, foi o 1o construído de raíz, no pós-guerra, pela marca de Milão.
    Apresentava, no início dos anos 50, tecnologia evoluída, e prestações muito boas, para uma berlina.
    Este teria vantagem, em teoria, pelo facto de para a mesma motorização, e potência, apresentar menor peso.
    Ainda existirá algures ?
    Marco Pestana
    www.SquadraAlfaRomeoMadeira.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Belo documento .O A Moreno foi parar
    ao lado direito ,banco corrido e
    falta de cinto de segurança , que
    pelo que podemos observar ,foi uma
    boa invençao. Este raro modelo de Alfa Romeo conseguio sobreviver e existe.

    Luis

    ResponderEliminar
  3. Caro Luis,
    Excelente notícia !

    Mas continua em Portugal ou no exterior ?
    Seria muito interessante, se nos pudesse fornecer, a nós alfistas, algumas fotoa do mesmo.
    Pois temos efectuado um levantamento, total, dos Alfa Romeo clássicos no nosso país.

    Agradecia o envio de fotos e quaisquer informações sobre este Alfa Romeo 1900, e o envio sff, para o email :
    SquadraAlfaRomeoMadeira@gmail.com

    E convido-o a visitar a nossa página no facebook, procurando por :

    " Squadra Alfa Romeo Madeira "

    No facebook, tenho fotos que realizei em Milão, em 2010, de Alfa Romeo 1900 cabriolet como esse.Mas são raros.

    ou visitar os seguintes Blogs :

    Www.SquadraAlfaRomeoMadeira.blogspot.pt
    www.GiuliettaPortugal.blogspot.pt

    Muito obrigado pela ajuda.
    Marco Pestana

    ResponderEliminar