Os Alfa Romeo na Ilha da Madeira - De Milão à Madeira , 1ª parte



" O herói do volante " madeirense : O Alfista " piloto " Cunha.

António Luis da Cunha Teixeira, mais  conhecido pelo " petit nom " :  o " piloto " Cunha . Alcunha esta, pelo facto de ser " piloto" do Porto do Funchal, onde controlava o movimento de Navios que atravessavam o Atlântico, efectuando escala na Cidade do Funchal, capital da Ilha da Madeira ( Portugal ). 
 É,  desde sempre , um entusiasta do desporto automóvel e, que logo em 1959 participa na " I Volta a Ilha da Madeira em automóvel ". Ano em que participam vários Alfa Romeo Giulietta de pilotos continentais, facto, que será importante nesta história alfista madeirense.
Será nesse ano de 1959, e por influência dessa autêntica armada Alfa Romeo, vinda desde Lisboa, para participar na prova , que verifica o excelente comportamento nas dificílimas estradas de " paralelo " de basalto ilhéu e a performance daquelas pequenas jóias da mecânica, vindas desde a fábrica Alfa Romeo de Portello, em Milão.  Que e o " Piloto " Cunha decide adquirir um Alfa Romeo Giulietta Ti , com a qual participa na 2a volta a Ilha da Madeira, em 1960.
Das 3 imagens que envio, além da imagem alusiva à " 2a Volta a Ilha da Madeira em automóvel " , adiciono mais duas fotos da época,   do Alfa Romeo Giulietta Ti berlina  utilizado pelo " piloto " Cunha nas provas de 1960 e 1961.

Na primeira, composta de 4 imagens, onde podemos ver o Alfa Romeo Giulietta do " Piloto Cunha na 2a  Volta à Ilha " da Madeira  - Note-se que a Giulietta, ainda apresentava a matrícula de registo em Lisboa. Mais tarde passa a ter o registo na Madeira, como " MD - 38-13 " . Esta prova foi organizada pelo " Clube Sports Madeira " e decorreu no dia 19 de Julho de 1960.
Com este registo madeirense, a mesma Giulietta TI ( 2a foto ) , à qual foram adicionados 2 " faróis de nevoeiro "    durante  a sua participação,  em 1961, na " PARTIDA " situada na Avenida Arriaga, na Cidade do Funchal para a " 3a Volta à Ilha da Madeira ".
( legendas as fotos )
Foto 1 - #19 - Alfa Romeo Giulietta TI - 1960 - II Volta à Ilha da Madeira
Luís Cunha Teixeira
Foto 2 - #16 - Alfa Romeo Giulietta TI - 1961 - " III Volta a Ilha da Madeira "

Texto e fotos de Marco Pestana






6 comentários:

  1. E antes de rumar à Madeira,ainda teve tempo de vencer o grupo turismo
    nos klms de arranque ,organizado por
    o 100 à hora.

    Luis

    ResponderEliminar
  2. Caro Luis,
    Interessante nota sobre esta Giulietta Ti .
    Tem fotos que nos possa ceder, dessa prova ?
    Agradecia.
    saudações alfistas.
    Marco Pestana

    ResponderEliminar
  3. Interessante também na fotografia da partida de 1961, lá ao fundo está o fantástico Giulietta SZ, carro muito importante, certamente o de Rui Martins Silva.
    Duarte Pinto Coelho

    ResponderEliminar
  4. Correcto. Em 1961, a Giulietta Sprint Veloce Zagato esteve presente na III Volta à Ilha da Madeira.
    Tem toda a informação - em contante adição de mais dados - no blog da Squadra Alfa Romeo Madeira, para o registo de todos os Alfa Romeo Giulietta portuguesas :
    www.GiuliettaPortugal.blogspot.pt

    Marco Pestana
    www.SquadraAlfaRomeoMadeira.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Marco
    Fotos desta prova nao existem , so a
    reportagem do Mundo Motorizado ,o
    vencedor à geral foi J M Simoes num
    Mercedes 300SL .
    Curioso ,falando dos Sprint Zagato ,
    durante anos pensei que o do Martins
    da Silva ,tivesse sido o unico no
    no burgo, mas vieram dois para
    Portugal.

    Luis

    ResponderEliminar
  6. Caro Luis : Obrigado pela informação. Realmente, tinha interesse em saber quem tinha sido o anterior proprietário da Giulietta TI , antes de rumar à Ilha da Madeira... Dos 2 Giulietta Sprint Zagato, de quem foi o outro exemplar ? Obrigado Abraço.

    ResponderEliminar