Um Toque de Classe

João de Castro não ficará na história do automobilismo nacional pelas suas conquistas em pista que, sendo respeitáveis, não se comparam com as obtidas por algumas grandes figuras do seu tempo. Porém, será reconhecido pela sua exuberante vida de "playboy" e pela invulgar generosidade  de que deu mostras quando se tratava de ajudar outros pilotos com mais talento mas com muito menos recursos financeiros. Nomes como "Mané" Nogueira Pinto, Borges Barreto e Américo Nunes, entre outros, dificilmente chegariam a ser o que foram se não tivessem o indispensável "empurrão" fornecido por João de Castro.
Cito Nicha Cabral, na sua magnífica biografia escrita por Adelino Dinis:
"Quanto ao Porsche do Mané, tinha sido comprado a João de Castro, que era representante da NSU e tinha um estabelecimento na Duque de Loulé. Era muito rico e ajudou Borges Barreto na sua carreira como piloto. O João de Castro gostava muito do Mané e se o Carrera não lhe foi oferecido, pouco faltou."
 Na imagem, obtida durante a Taça Cidade de Lisboa de 1954, João de Castro (nº10), apresenta-se com o Porsche 356 mais configurado para um Concurso de Elegância (note-se a faixa branca nos pneus…) do que para uma prova de velocidade. Como se tal não bastasse, "escondeu-se" debaixo do pseudónimo Norberto Paz com o objectivo de fazer com que as suas proezas automobilísticas não chegassem aos ouvidos do pai Castro e se acabassem os financiamentos que os seus 29 anos de então exigiam.
Já não há Heróis assim...
Na outra imagem vê-se o mesmo carro, semanas antes, submerso por um manto de neve em … Monsanto.
Sim, nevou copiosamente em Monsanto no ano de 54.
Bibliografia:
- Nicha, de Adelino Dinis
- Fotografias - Colecção Domingos Palha da Costa e família João de Castro.


1 comentário:

  1. Queria aproveitar para aqui recordar com saudade, meu Avô Manoel Menéres (1898-1974), pioneiro da marca Ford e um dos seus grandes impulsionadores em Portugal. Era um leader por natureza, um homem de visão. Marcou a sua época, deixou obra que se tornou bem patente, tanto no campo industrial, agrícola, como no social em prol dos mais desfavorecidos e ainda no automobilismo desportivo e aviação. ANTÓNIO MENÉRES

    ResponderEliminar