Em 1951 disputa-se no Circuito da Boavista aquele que ficaria na história como o primeiro Grande Prémio de Portugal em automobilismo. O vencedor seria Casimiro de Oliveira, em Ferrari 340 America Vignale Berlinetta, que se vê na imagem colorizada (colorida "a posteriori") com o nº 14 e pintado de vermelho, a sua cor original. No entanto, segundo Manuel Taboada e o seu magnífico site "Ferrari em Portugal", o carro estaria pintado de verde quando correu no Porto.
Este chassis, 082A, foi utilizado por Luigi Villoresi / Piero Cassani para vencerem a edição de 1951 das Mil Milhas, vitória que fica documentada na curiosa pintura que aqui se junta. O carro parece ter "sofrido" bastante para terminar a prova.
Na imagem "colorizada", que tem valor por reflectir um processo que era relativamente frequente na época, pode ainda ver-se o Ferrari 166MM de Emilio Romano, com o nº 18, o mesmo carro que o Conde de Monte Real levaria de forma brilhante ao segundo lugar absoluto do Circuito de Vila Real desse mesmo ano.
Sem comentários:
Enviar um comentário