Em 1951 realizou-se a quinta edição do Rallye Internacional de Lisboa (Estoril), uma prova que na época só era superada em dureza e dificuldade pelo Rallye de Monte Carlo, em cujo modelo se inspirava.
Com partidas de Londres, Milão, Amsterdam, Monte Carlo, Bruxelas, Madrid, Frankfurt, Porto e Lisboa, os concorrentes convergiam para praça Marquês de Pombal, em Lisboa, de onde partiam para uma série final de provas complementares a disputar no Estoril, que culminavam com um circuito de regularidade desenhado à volta do Casino. Dos 64 carros que partiram das várias cidades apenas 48 chegaram a Lisboa, registando-se apenas um acidente grave (Ramos Jorge / Augusto Mesquita, em Espanha).
O Allard nº 84, da equipa Conde de Monte Real / Diogo Passanha, venceu a prova final de regularidade e terminou o rallye em 3º lugar absoluto, a seguir a Manuel de Oliveira (esse mesmo, o realizador de cinema) / Clemente Meneres, em Ford, e ao vencedor, Joaquim Filipe Nogueira, em Jowett Jupiter.
Este Allard K1 , parece me ser o unico exemplar deste modelo que foi
ResponderEliminarpara Portugal .
Ao que consta està a ser restaurado
no norte do País, para os lados de
Famalicao.
Luis