A 21 de Setembro de 1958 disputou-se em Luanda o Grande Prémio de Angola, que teve como vencedor o Jaguar D Type de Jimmy de Villiers, que aparece nesta notável (e raríssima) imagem com o número 18. O melhor português em prova seria Marques Pinto, em Mercedes 300SL, que vemos com o número 20, e que terminaria em quarto lugar. O Porsche 550 RS nº 22 foi o grande vencedor do Grande Prémio de Angola de 1957 pelas mãos de Joaquim Correia de Oliveira, que repete a participação. Um pouco mais atrás está o carro idêntico de Rui Marinho de Lemos, nº15, e do lado direito da imagem o Maserati 300S de Álvaro Lopes, com o nº 3. Com o nº 16 pode ver-se ainda o Ferrari 340 America de Yves Tassin. Em primeiro plano está parcialmente visível o Riley Special do sul africano John Love.
Agradeço a Carlos Guerra, Ricardo Duarte e ao leitor "Luis" os respectivos contributos para a completa identificação dos protagonistas.
Agradeço a Carlos Guerra, Ricardo Duarte e ao leitor "Luis" os respectivos contributos para a completa identificação dos protagonistas.
Ao Gonçalo Macedo e Cunha agradeço esta extraordinária fotografia, descoberta numa loja de velharias na estrada da Ericeira.
No 550RS Lc 23 99 ,quem està ao
ResponderEliminarvolante è J Correia de Oliveira que
iria abandonar na quarta volta por
um embolo do motor do Porsche se ter
partido.
Luis
Em toda a documentação a que tive acesso o Joaquim Correia de Oliveira aparece nesta prova com um Maserati 300S do ATCA, tal como Álvaro Lopes. Os dois únicos Porsche 550 presentes eram tripulados por Ferguson e Frazer-Jones. Poderia confirmar a informação?
ResponderEliminarEsta foto refere se a 1958.
ResponderEliminarA decomentaçao que tenho è do Mundo
Motorizado ,com reportagem da corrida
grelhas e fotos.A presença dos dois
referidos pilotos ,ocorreu no GP de
1959 ,e os carros que usaram foram
550RS dos propios pilotos
Cump Luis
Neste GP, Correia de Oliveira num Porsche Spyder não se classificou e um dos comentários refere o motivo do abandono.
ResponderEliminarDiga-se, entretanto, que Francisco Marques Pinto com o mesmo 300 SL - FH-24-97 - venceu no dia anterior a Taça Cidade de Luanda.
APF
Boa tarde
ResponderEliminar#16 Yves Tassin- Ferrari 340 America;
#10 Alain de Changy -Ferrari 250 Testa Rossa (na pole position só se vendo parte da traseira);
#?? John Love - Riley Special (o "rodas de fora" na primeira linha e em grande plano)
Cumps.
Ricardo Duarte Kadypress
Caro Sr. José Guedes,
ResponderEliminarUma simples referência ao meu blogue "Colecções Senador" de onde "sacou"a imagem da placa "IV Rallye Lisboa-Madrid", não lhe ficava nada mal e era bonito.
Os meus cumprimentos.
Valdemar
Sr Valdemar
ResponderEliminarA sua imagem foi removida.
Todas as fotografias que aqui coloco, muitas delas inéditas e oriundas de colecções privadas, são partilhada sem qualquer reserva para benefício de todos.
Tenho o maior prazer em que as "saquem" e que este magnífico património seja usado por todos os portugueses, sem que isso implique qualquer reconhecimento ou aplauso para este blogue ou para o seu autor.
Temos, seguramente, formas diferentes de estar na vida.
José Guedes
Na foto da grelha de partida ,dois pormenores aparecem , o Austin Healey é do modelo 100S , e o Alfa Veloce de Nogueira Pinto jà tinha o tratamento Conrero , vide os farois carenados .
ResponderEliminarLuis