5 Horas de Messina 1956

Em 1956 António Borges Barreto desloca-se a Itália para participar numa invulgar corrida de automóveis, as 5 Horas Nocturnas de Messina, prova que percorria um circuito com cerca de 7,6 quilómetros de extensão desenhado no interior da cidade, o qual viria a ser percorrido 87 vezes pelo vencedor, Phil Hill, ao volante de um Ferrari TR. O alentejano Borges Barreto obteve um brilhante terceiro lugar absoluto, com o já obsoleto Ferrari 750 Monza, logo atrás do Maserati 300S de Bordoni. Entre os 24 pilotos que se apresentaram à partida havia nomes como Jo Bonnier, David Piper, Hans Hermann e Piero Carini, o que dá uma ideia da importância da prova.
Augusto Palma, à direita na foto, foi o responsável pela preparação do Ferrari de Barreto, que se vê a seu lado, o que mereceu largos aplausos por parte do director desportivo da Ferrari, Merino, o segundo da esquerda, ao lado de Phil Hill.
As famosas "barbatanas" brancas instaladas no Monza desde os tempos de D. Fernando Mascarenhas foram também produto da criatividade de Augusto Palma, tal como os "respiradores" laterais que se vêem nas fotografias da época.
Depois da corrida de Messina o piloto português foi procurar o comendador Enzo Ferrari para que este lhe vendesse um dos novíssimos Ferrari TR. Sem ter o dinheiro suficiente para assegurar a transacção, Barreto teve de recorrer aos serviços de Manuel Palma para que servisse como seu fiador, o que permitiu ao promissor piloto português disputar a corrida seguinte, em St Etienne. A tragédia viria a seguir.



Sem comentários:

Enviar um comentário