A imagem, que pode parecer obtida algures em Maranello, revela de facto o interior das oficinas de Palma & Morgado por ocasião do III Circuito Internacional (Grande Prémio de Lisboa) disputado em Monsanto a 23 e 24 de Julho de 1955. A corrida foi ganha por Masten Gregory, em Ferrari 750 Monza, que cortou a linha de chegada apenas alguns metros à frente do Maserati 300S do segundo classificado, o Barão de Graffenried.
Mas vejamos agora os Ferrari estacionados no "parque" da oficina de Manuel Palma e Joaquim Morgado:
nº12 - Daetwyler - 750 Monza #0548M
nº11 - Masten Gregory - 750 Monza #0554M - está para venda, neste momento.
nº18 - José Nogueira Pinto - 750 Monza #0572M
nº15 - Godia Sales - 500 Mondial # 0446MD. Usado mais tarde por Filipe Nogueira como Monza 735S #0556MD.
nº19 - Joaquim Filipe Nogueira - 250MM #0332MM
nº 21 - Mac Kay Frazer - 735 Monza #0444MD
nº17 - D. Fernando Mascarenhas - 750 Monza # 0560M - em fase avançada de recuperação. Em breve regressa a Portugal.
nº20 - Borges Barreto - 250MM #0326MM
Num anúncio de página inteira inserido na edição de Agosto de 1955 da revista do ACP, pode ler-se que Palma, Morgado e C.ª Lda atestam que "todos estes carros foram revistos e afinados" nas suas instalações da avenida Elias Garcia 106-108 e Visconde de Valmor 68 B e C.
Nessa mesma edição, uma legenda informa que no sábado, após os treinos, D. Fernando Mascarenhas recebeu TODOS os participantes nas corridas desse fim de semana na sua casa de Benfica, para uma recepção memorável que se prolongou noite fora. Já não há Heróis assim.
Mas vejamos agora os Ferrari estacionados no "parque" da oficina de Manuel Palma e Joaquim Morgado:
nº12 - Daetwyler - 750 Monza #0548M
nº11 - Masten Gregory - 750 Monza #0554M - está para venda, neste momento.
nº18 - José Nogueira Pinto - 750 Monza #0572M
nº15 - Godia Sales - 500 Mondial # 0446MD. Usado mais tarde por Filipe Nogueira como Monza 735S #0556MD.
nº19 - Joaquim Filipe Nogueira - 250MM #0332MM
nº 21 - Mac Kay Frazer - 735 Monza #0444MD
nº17 - D. Fernando Mascarenhas - 750 Monza # 0560M - em fase avançada de recuperação. Em breve regressa a Portugal.
nº20 - Borges Barreto - 250MM #0326MM
Num anúncio de página inteira inserido na edição de Agosto de 1955 da revista do ACP, pode ler-se que Palma, Morgado e C.ª Lda atestam que "todos estes carros foram revistos e afinados" nas suas instalações da avenida Elias Garcia 106-108 e Visconde de Valmor 68 B e C.
Nessa mesma edição, uma legenda informa que no sábado, após os treinos, D. Fernando Mascarenhas recebeu TODOS os participantes nas corridas desse fim de semana na sua casa de Benfica, para uma recepção memorável que se prolongou noite fora. Já não há Heróis assim.
Fotografia Arquivos do ACP
"NUMA DESTAS NOITES, ANTES DO CIRCUITO DE MONSANTO E APÓS UM JANTAR NA TIA MATILDE, RESTAURANTE QUE O MEU PAI ADORAVA EMBORA FOSSE UM FERRENHO DO BELENENSES, ATRAVESSAMOS A LINHA DO COMBÓIO E FOMOS VISITAR AS OFICINAS DO PALMA & MORGADO, ACESSO SÓ POSSIVEL A ALGUNS CLIENTES. ADOREI OS BÓLIDES. NÃO ESTAVAM NESTAS POSIÇÕES, MAS ESTAVAM LÁ TODOS.
PENSO QUE FOI A PRIMEIRA VEZ QUE LÁ ENTREI SEM SEQUER ME APERCEBER DA IMPORTÂNCIA QUE AQUELA CASA E A FAMILIA PALMA IRIAM TER NA MINHA VIDA. O MEU PAI MORREU MESES DEPOIS, TINHA EU 9 ANOS, MAS NESTE LOCAL ENCONTREI ANOS DEPOIS UMA FAMILIA QUE NUNCA MAIS ESQUECEREI." ERNESTO NEVES
A sorte de uns é o azar de outros. Em 1955, no circuito da Boavista , todos sabemos dos acidentes de Vasco Sameiro e Casimiro de Oliveira com os Monza 750. Inscrito para esta corrida estava o Ferrari 735I 0444, de McKay Frazer, que era o carro de Sameiro em 1954. Sucede que nos treinos a caixa de velocidades deixou de colaborar e o motor apresentava sérios problemas, o que levou o 0444 a não participar na corrida .
Como podemos verificar através do belo documento postado neste apetecível blog, o 0444 aparece em Monsanto já pronto a andar. O motivo foi simples: sendo amigo de Sameiro, McKay Fraser adquiriu o motor e a caixa do Monza 750 sinistrado de Vasco e instalou estes componentes no seu carro.
Curiosamente, mais tarde John Bolster, editor da Autosport e amigo de McKay Frazer , andava com os carros deste quando o piloto se ausentava para a América do Sul.
Dizia ele que o Ferrari era um belo carro, mas tinha um senão que tirava a paciência a qualquer um: para trabalhar bem e até chegar à temperatura normal de funcionamento consumia um jogo de velas, que depois tinham de ser substituídas por outras diferentes, caso contrário o motor não desenvolvia e só engasgava, tal como Sameiro tinha observado um ano antes .
Luis
A sorte de uns é o azar de outros. Em 1955, no circuito da Boavista , todos sabemos dos acidentes de Vasco Sameiro e Casimiro de Oliveira com os Monza 750. Inscrito para esta corrida estava o Ferrari 735I 0444, de McKay Frazer, que era o carro de Sameiro em 1954. Sucede que nos treinos a caixa de velocidades deixou de colaborar e o motor apresentava sérios problemas, o que levou o 0444 a não participar na corrida .
Como podemos verificar através do belo documento postado neste apetecível blog, o 0444 aparece em Monsanto já pronto a andar. O motivo foi simples: sendo amigo de Sameiro, McKay Fraser adquiriu o motor e a caixa do Monza 750 sinistrado de Vasco e instalou estes componentes no seu carro.
Curiosamente, mais tarde John Bolster, editor da Autosport e amigo de McKay Frazer , andava com os carros deste quando o piloto se ausentava para a América do Sul.
Dizia ele que o Ferrari era um belo carro, mas tinha um senão que tirava a paciência a qualquer um: para trabalhar bem e até chegar à temperatura normal de funcionamento consumia um jogo de velas, que depois tinham de ser substituídas por outras diferentes, caso contrário o motor não desenvolvia e só engasgava, tal como Sameiro tinha observado um ano antes .
Luis
NUMA DESTAS NOITES ANTES DO CIRCUITO DE MONSANTO E APOS UM JANTAR NA TIA MATILDE,RESTAURANTE QUE O MEU PAI ADORAVA EMBORA FOSSE UM FERRANHO DO BELENENSES,ATRAVESSAMOS A LINHA DO COMBOIO E FOMOS VISITAR AS OFICINAS DO PALMAeMORGADO, ACESSO SO POSSIVEL A ALGUNS CLIENTES.ADOREI.OS BOLIDES NAO ESTAVAM NESTAS POSIÇOES MAS ESTAVAM LA TODOS.
ResponderEliminarPENSO QUE FOI A PRIMEIRA VEZ QUE LA ENTREI SEM SEQUER ME APERCEBER A IMPORTANCIA QUE AQUELA CASA E A FAMILIA PALMA IRIAM TER NA MINHA VIDA.O MEU PAI MORREU MESES DEPOIS,TINHA EU 9 ANOS,MAS NESTE LOCAL ENCONTREI ANOS DEPOIS UMA FAMILIA QUE NUNCA MAIS ESQUECEREI.ERNESTO NEVES
A sorte de uns e o azar de outros.
ResponderEliminarEm 1955 no circuito da Boavista ,
todos sabemos dos acidentes de Vasco
Sameiro e Casimiro de Oliveira nas
Monza 750 .
Inscrito para esta corrida ,estava
Ferrari 735I 0444 ,de McKay Frazer ,
como sabemos o carro de Sameiro de
1954.Sucede que nos treinos da prova
a caixa de velocidades deixou de
colaborar e o motor apresentava serios problemas ,o que levou a 0444 a nao participar na corrida .
Como podemos verificar neste belo
documento postado neste apetecivel
blog ,podemos ver a 0444 a correr
no Monsanto , jà pronta a andar .
O motivo foi simples, sendo amigo
de Sameiro , McKay Fraser Adquiriu
o motor e a caixa da Monza 750
sinistrada de Vasco .
Curiosamente ,mais tarde John Bolster , editor da Autosport e
amigo de McKay Frazer ,andava com os carros deste ,quando o piloto se
ausentava para a América do Sul e
Dizia que a Ferrari era um belo
carro , so tinha um senao que tirava a paciencia a qualquer um .
Para trabalhar e até chegar a temperatura normal de funcionamento
era um jogo de velas , depois tinha de ser mudado para outro tipo de velas caso contrario nao
desenvolvia e so engasgava , tal
como Sameiro tinha observado um ano
antes .
Luis
velas caso contrario
Meu caro Luis
ResponderEliminarMuito obrigado por mais esta extraordinária colaboração, a qual transferi imediatamente para a parte frontal do blogue.
Peço que me perdoe a introdução de alguns acertos de carácter editorial destinados apenas a facilitar a leitura do texto às muitas pessoas que seguramente o vão apreciar.
JG