O Conde de Monte Real venceu o Campeonato Nacional de Rampas de 1952 tripulando um Ford Ardun. Este era um carro especialmente concebido para competição e que estava equipado com um motor Ford V8 a que foram adaptadas duas cabeças Ardun em alumínio. Esta transformação, desenvolvida pelo emigrante russo Zora Arkus-Duntov nos Estados Unidos, permitia obter um desempenho de alta performance a partir do já então bem conhecido V8 da Ford.
Na Rampa da Penha o Conde de Monte Real não só foi o vencedor como também pulverizou o anterior record e bateu os Ferrari de José Nogueira Pinto, D. Fernando Mascarenhas e Carlos Ferreira, que ocuparam os lugares seguintes na classificação.
A história repetiu-se na Rampa de Santa Luzia, só que desta vez foi D. Fernando Mascarenhas a ficar em segundo e Nogueira Pinto em terceiro.
Nas fotografia de baixo pode ver-se o motor Ford com as cabeças Ardun (esq) e constatar-se o invulgar facto de Jorge de Melo e Faro ter subido a Rampa da Penha … sem capacete!
Fabolosas fotos de um grande trio ,
ResponderEliminaro Ford bem concebido, o motor V8
Ardun e um Conde Monte Real que nesta época era imparavel , dos
melhores valores que Portugal teve.
Luis
Recordo bem esse Ford Ardun.
EliminarA competição era com o portuense Cabral num Allard J2 , com um motor Ford V8.
As Ferrari não tinham torque para se oporem aos V8 americanos.
Parabéns pela boa memória
JMV