II Rallye Internacional de Lisboa

Em Junho de 1948 realizou-se o II Rallye Internacional de Lisboa (Estoril), prova organizada pelo ACP e que, a exemplo de outros grandes eventos da época, tinha partidas de várias cidades europeias, nomeadamente  Paris, Londres e ... Cacilhas. Inscreveram-se 139 equipas.
O presidente da Comissão Desportiva do ACP, Mário Madeira, deu a partida aos 54 concorrentes que se apresentaram no largo de Cacilhas, na margem sul, os quais depois se juntaram no ferry para atravessarem o Tejo. Os bilhetes para a travessia eram fornecidos pela organização.
A prova compreendia cerca de 2000 quilómetros de estrada e um pequeno número de complementares a realizar em Lisboa e no Estoril para decidir a classificação final. Jorge de Melo e Faro, Conde de Monte Real, seria o vencedor absoluto, ao volante de um belíssimo Bentley, ficando Clemente Meneres em segundo e José Cabral em terceiro.
D. Josefina Guedes Herédia partiu de Paris ao volante do seu Delahaye e conduziu durante todo o percurso até Lisboa, uma vez que a sua companheira de equipa ... não tinha carta. À chegada as duas senhoras  apresentaram queixa contra o condutor de um camião que perto de S. Pedro do Sul lhes apareceu de frente, completamente fora de mão, quase provocando um desastre.
Délia Gonçalves e Maria Maia Loureiro venceram a Taça de Senhoras, em Mercury.
Luis Demony, em Lincoln, venceu o Concurso de Elegância Automóvel que teve lugar no Estoril.

O Conde de Monte Real e o seu Bentley 4 1/2 Liter, grandes vencedores do II Rallye Internacional de Lisboa. (Foto Duarte Pinto Coelho)
É, mais exactamente, um 4 1/4-litre.
Carrosserie em alumínio, tipo ‘all weather’ construída por Erdmann & Rossi, de Jos Neuss, Berlin-Halensee.

Encomendado por um cidadão estrangeiro em 1937, e adquirido mais tarde por Jorge de Melo e Faro, à Alfândega de Lisboa. (by Carlos Guerra)
Em baixo, à esquerda, a distribuição dos prémios, vendo-se o vencedor entre Henrique Lehrfeld e Mário Madeira. À direita, a equipa vencedora da Taça de Senhoras, Délia Gonçalves / Maia Loureiro


2 comentários:

  1. Olá José Guedes,

    É, mais exactamente, um 4 1/4-litre.
    Carrosserie em alumínio, tipo ‘all weather’ construída por Erdmann & Rossi, de Jos Neuss, Berlin-Halensee.
    Encomendado por um cidadão estrangeiro em 1937, e adquirido mais tarde por Jorge de Melo e Faro, à Alfândega de Lisboa.

    Um abraço
    Carlos Guerra

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  2. Obrigado. Vou publicar na página principal.

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