Alfa Romeo 8C 2300 Monza de Almeida Araújo

José Almeida Araújo tripulou no Grande Prémio do Rio de Janeiro de 1937, também conhecido por Circuito da Gávea, um Alfa Romeo 8C 2300 Monza que pertencera anteriormente ao piloto português   Manuel José Soares Mendes, o qual por sua vez o tinha adquirido em França ao grande campeão Jean Pierre Wimille. 
Produzido em 1931, o Alfa Romeo 8C Monza de José Almeida Araújo era já um carro  gasto e cansado quando participou no Circuito da Gávea de 1937. Apesar disso terminou a prova num honroso décimo lugar.
Reparem no "empedrado" do piso e nos carris dos eléctricos que se encontravam na zona da meta. Como se isto não bastasse a chuva caiu com grande intensidade durante a corrida.
Fotos - Arquivo da família Almeida Araújo e Centro de Documentação do ACP



O Alfa Romeo 8C 2300 Monza, adquirido em 1935, pelo piloto português Manuel José Soares Mendes - a par do fabuloso e mais potente Alfa Romeo de Vasco Sameiro - foi um dos mais extraordinários Alfa Romeo, históricos, que passaram pelo nosso Portugal.
Embora, desde logo, Soares Mendes tenha demonstrado que a " afinação " que tinha para aquele " fado" , era afinal, para outro tipo de guitarra, a do " fado de Coimbra"...Ao ponto, de solicitar ao grande Vasco Sameiro para que o pudesse " testar " - como refere o autor José Barros Rodrigues - Atestando a Soares Mendes, que as vibrações em andamento, das quais se queixava, afinal, seriam normais.
Apesar de " algo cansado " , quando da sua compra, o Alfa Romeo não terá sido pilotado ao máximo das suas capacidades pelo seu 1o proprietário no nosso país. Nos vários circuitos e rampa em que participou, obtendo classificações aquém do potencial da sua macchina milanesa.
Acabando por vender ao piloto Almeida Araújo.
Lindas imagens de um belíssimo Alfa Romeo 8C 2300 Monza. Um dos modelos de competição de maior sucesso da marca lombarda, fundada por Ugo Stella em 24 de Junho de 1910.
À sua época seriam imbatíveis, nas provas de estrada e nas pistas das principais provas mundiais. Desde a pista de Monza - onde pela 1a vez ganhou e por esse facto, ganhou a alcunha homónima - à de Brooklands, na Inglaterra, aos principais circuitos dos anos 30, até claro está, ao Circuito da Gavea - alcunhado de " Trampolim do Diabo " , no Rio de Janeiro ! Pela exigência na condução, dadas as suas características de percurso e tipos diferentes de piso - a par da chuva intensa, como ocorreu neste ano de 1937 - onde este modelo da Alfa Romeo tem larga tradição, pela contínua participação desde o seu início, com pilotos forasteiros, e mais tarde locais - como o Benedicto Lopes .
Algo semelhante ocorre neste ano de 1937, com a venda - logo após a sua participação - deste fantástico Alfa Romeo 8C 2300 Monza " português " com pergaminhos nas competições ao longo da sua história, a um piloto brasileiro, por parte do piloto Almeida Araújo, o seu último proprietário luso.
Todavia, marcado para sempre, pela sua passagem pelo nosso país, graças à ousadia na sua compra e persistência do volante nacional : Manuel Soares Mendes ! 
Ele e Almeida Araújo, sem dúvida, são dois dos nossos " Heróis do volante " merecedores de menção neste Blog.
Viva a Alfa Romeo.
Marco Pestana

Foto - Soares Mendes em Vila Real 1936 (Centro de documentação do ACP)

1 comentário:

  1. Obrigado por mais estes magníficos registos alfisti!

    O Alfa Romeo 8C 2300 Monza, adquirido em 1935, pelo piloto português Manuel José Soares Mendes - a par do fabuloso e mais potente Alfa Romeo de Vasco Sameiro - foi um dos mais extraordinários Alfa Romeo, históricos, que passaram pelo nosso Portugal.

    Embora, desde logo, Soares Mendes tenha demonstrado que a " afinação " que tinha para aquele " fado" , era afinal, para outro tipo de guitarra, a do " fado de Coimbra"...Ao ponto, de solicitar ao grande Vasco Sameiro para que o pudesse " testar " - como refere o autor José Barros Rodrigues - Atestando a Soares Mendes, que as vibrações em andamento, das quais se queixava, afinal, seriam normais.

    Apesar de " algo cansado " , quando da sua compra, o Alfa Romeo não terá dido pilotado ao máximo das suas capacidades pelo seu 1o proprietário no nisso país. Nos vários circuitos e rampa em que participou, obtendo classificações aquém do potencial da sua macchina milanesa.

    Acabando por vender ao piloto Almeida Araújo.

    Lindas imagens de um belíssimo Alfa Romeo 8C 2300 Monza. Um dos modelos de competição de maior sucesso da marca lombarda, fundada por Ugo Stella em 24 de Junho de 1910.

    À sua época seriam imbatíveis, nas provas de estrada e nas pistas das principais provas mundiais. Desde a pista de Monza - onde pela 1a vez ganhou e por esse facto, ganhou a alcunha homónima - à de Brooklands, na Inglaterra, aos principais circuitos dos anos 30, até claro está, ao Circuito da Gavea - alcunhado de " Trampolim do Diabo " , no Rio de Janeiro ! Pela exigência na condução, dadas as suas características de percurso e tipos diferentes de piso - a par da chuva intensa, como ocorreu neste ano de 1937 - onde este modelo da Alfa Romeo tem larga tradição, pela contínua participação desde o seu início, com pilotos forasteiros, e mais tarde locais - como o Benedicto Lopes .

    Algo semelhante ocorre neste ano de 1937, com a venda - logo após a sua participação - deste fantástico Alfa Romeo 8C 2300 Monza " português " com pergaminhos nas competições ao longo da sua história, a um piloto brasileiro, por parte do piloto Almeida Araújo, o seu último proprietário luso.

    Todavia, marcado para sempre, pela sua passagem pelo nosso país, graças à ousadia na sua compra e persistência do volante nacional : Manuel Soares Mendes !

    Ele e Almeida Araújo, sem dúvida, são dois dos nossos " Heróis do volante " merecedores de menção neste Blog.

    Viva a Alfa Romeo.
    Marco Pestana

    www.SquadraAlfaRomeoMadeira.blogspot.pt
    www.GiuliettaPortugal.blogspot.pt

    ResponderEliminar