A 6 de Junho de 1937 disputou-se no Rio de Janeiro, Brasil o V Circuito da Gávea, prova que contou com a presença do Presidente Getúlio Vargas e atraiu mais de 300 mil espectadores. Os portugueses Vasco Sameiro e José Almeida Araújo encontravam-se entre os vinte e sete concorrentes, tendo ambos terminado a corrida, Sameiro em 4º lugar e Araújo em 10º. Hans Stuck, em Auto Union, era o grande favorito, mas seria o Alfa Romeo de Carlos Pintacuda a cortar a meta em primeiro lugar.
Partida para o V Circuito da Gávea. Na frente estão o Auto Union de Hans Stuck (nº4) e os Alfa Romeo de Antonio Brivio, Carlos Pintacuda (futuro vencedor) e Carlo Arzani. Na segunda fila está o Alfa Romeo de Vasco Sameiro, com o nº 38 (segundo a contar da esquerda).
Vasco Sameiro (nº 38) prepara-se para ultrapassar um concorrente atrasado na parte do percurso que é hoje a avenida Niemeyer.
Mais duas belas fotos históricas, testemunhando a presença dos heróis do volante lusos, uma vez mais, por terras de Vera Cruz, e de Alfa Romeo...
Desta participação - e tentando colocar a minha assolapada paixão alfistade parte - desde logo destaco a fabulosa classificação do nosso piloto Vasco SAMEIRO, provando uma vez mais o grande piloto que era, e nesra prova em concreto, com maior destaque ainda, dadas as condições péssimas de tempo, que " à força de braços " mantinham as suas máquinas incólumes...
Mas também pelo facto do seu Alfa Romeo 8C segundo consta já com motor 2600, era nesta época , já uma máquina de 2a linha, em relação aos Alfa Romeo da Scuderia Ferrari, em especial o mais actual em prova, o Alfa Romeo 8C-36 apresentado pelo piloto Brivio.
Mesmo o Alfa Romeo de Pintacuda, era a versão anterior ao de Brivio, o Alfa Romeo 8C-35, que seria o vencedor, muito provavelmente, dadas as condições de tempo, pelo seu maior conhecimento e experiência nesta prova rainha brasileira.
A classificação de Vasco Sameiro foi excepcional face ao Alfa Romeo que dispunha, para enfrentar a armada da Scuderia Ferrari e o Argentino Pintacuda...
O Alfa Romeo 8C 2300 Monza de Almeida Araújo, era da 1a geração destas belas macchina vindas da Lombardia, mas em 1937, não tinha argumentos para ficar melhor classificado. Mesmo o Alfa Romeo de Sameiro era semelhante, mas dispunha de motor mais potente, visto ser um ex-Scuderia Ferrari...
Pelo tempo chuvoso, julgo que os mais potentes à partida, e pelas más condições de aderência, perderam desde logo essa vantagem teórica, pois o problema maior, seria precisamente colocar esses mesmo cv na estrada...
Mas, são de uma beleza indiscutível, sempre, estes Alfa Romeo desta fabulosa época !
E com grande tradição no Circuito da Gavea, pois desde o início dos anos 30, vários pilotos competiram desde logo com os Alfa Romeo 8C 2300 Monza. Destaco desde logo, a sempre enigmática piloto francesa Helle-Nice, com o seu Alfa Romeo azul, com um qual foi protagonista de um dos maiores acidentes ocorridos no Circuito da Gavea...
Mais tarde vendido a um jovem piloto brasileiro, que procede ao seu restauro, e anos mais tarde com ele corre em Portugal…
Marco Pestana
Mais duas belas fotos históricas, testemunhando a presença dos heróis do volante lusos, uma vez mais, por terras de Vera Cruz, e de Alfa Romeo...
Desta participação - e tentando colocar a minha assolapada paixão alfistade parte - desde logo destaco a fabulosa classificação do nosso piloto Vasco SAMEIRO, provando uma vez mais o grande piloto que era, e nesra prova em concreto, com maior destaque ainda, dadas as condições péssimas de tempo, que " à força de braços " mantinham as suas máquinas incólumes...
Mas também pelo facto do seu Alfa Romeo 8C segundo consta já com motor 2600, era nesta época , já uma máquina de 2a linha, em relação aos Alfa Romeo da Scuderia Ferrari, em especial o mais actual em prova, o Alfa Romeo 8C-36 apresentado pelo piloto Brivio.
Mesmo o Alfa Romeo de Pintacuda, era a versão anterior ao de Brivio, o Alfa Romeo 8C-35, que seria o vencedor, muito provavelmente, dadas as condições de tempo, pelo seu maior conhecimento e experiência nesta prova rainha brasileira.
A classificação de Vasco Sameiro foi excepcional face ao Alfa Romeo que dispunha, para enfrentar a armada da Scuderia Ferrari e o Argentino Pintacuda...
O Alfa Romeo 8C 2300 Monza de Almeida Araújo, era da 1a geração destas belas macchina vindas da Lombardia, mas em 1937, não tinha argumentos para ficar melhor classificado. Mesmo o Alfa Romeo de Sameiro era semelhante, mas dispunha de motor mais potente, visto ser um ex-Scuderia Ferrari...
Pelo tempo chuvoso, julgo que os mais potentes à partida, e pelas más condições de aderência, perderam desde logo essa vantagem teórica, pois o problema maior, seria precisamente colocar esses mesmo cv na estrada...
Mas, são de uma beleza indiscutível, sempre, estes Alfa Romeo desta fabulosa época !
E com grande tradição no Circuito da Gavea, pois desde o início dos anos 30, vários pilotos competiram desde logo com os Alfa Romeo 8C 2300 Monza. Destaco desde logo, a sempre enigmática piloto francesa Helle-Nice, com o seu Alfa Romeo azul, com um qual foi protagonista de um dos maiores acidentes ocorridos no Circuito da Gavea...
Mais tarde vendido a um jovem piloto brasileiro, que procede ao seu restauro, e anos mais tarde com ele corre em Portugal…
Marco Pestana
Excelente artigo .O Alfa de Sameiro
ResponderEliminarquase parece pré historico , em
relaçao aos Alfa de fàbrica.
Luis
Um agradecimento muito especial ao grande entusiasta , que tenho a honra de ser seu amigo : José Guedes e o seu fantástico trabalho sobre o legado histórico do nosso automobilismo. Bem haja e um colossal obrigado !
ResponderEliminarMais duas belas fotos históricas, testemunhando a presença dos heróis do volante lusos, uma vez mais, por terras de Vera Cruz, e de Alfa Romeo...
Desta participação - e tentando colocar a minha assolapada paixão alfistade parte - desde logo destaco a fabulosa classificação do nosso piloto Vasco SAMEIRO, provando uma vez mais o grande piloto que era, e nesra prova em concreto, com maior destaque ainda, dadas as condições péssimas de tempo, que " à força de braços " mantinham as suas máquinas incólumes...
Mas também pelo facto do seu Alfa Romeo 8C segundo consta já com motor 2600, era nesta época , já uma máquina de 2a linha, em relação aos Alfa Romeo da Scuderia Ferrari, em especial o mais actual em prova, o Alfa Romeo 8C-36 apresentado pelo piloto Brivio.
Mesmo o Alfa Romeo de Pintacuda, era a versão anterior ao de Brivio, o Alfa Romeo 8C-35, que seria o vencedor, muito provavelmente, dadas as condições de tempo, pelo seu maior conhecimento e experiência nesta prova rainha brasileira.
A classificação de Vasco Sameiro foi excepcional face ao Alfa Romeo que dispunha, para enfrentar a armada da Scuderia Ferrari e o Argentino Pintacuda...
O Alfa Romeo 8C 2300 Monza de Almeida Araújo, era da 1a geração destas belas macchina vindas da Lombardia, mas em 1937, não tinha argumentos para ficar melhor classificado. Mesmo o Alfa Romeo de Sameiro era semelhante, mas dispunha de motor mais potente, visto ser um ex-Scuderia Ferrari...
Pelo tempo chuvoso, julgo que os mais potentes à partida, e pelas más condições de aderência, perderam desde logo essa vantagem teórica, pois o problema maior, seria precisamente colocar esses mesmo cv na estrada...
Mas, são de uma beleza indiscutível, sempre, estes Alfa Romeo desta fabulosa época !
E com grande tradição no Circuito da Gavea, pois desde o início dos anos 30, vários pilotos competiram desde logo com os Alfa Romeo 8C 2300 Monza. Destaco desde logo, a sempre enigmática piloto francesa Helle-Nice, com o seu Alfa Romeo azul, com um qual foi protagonista de um dos maiores acidentes ocorridos no Circuito da Gavea...
Mais tarde vendido a um jovem piloto brasileiro, que procede ao seu restauro, e anos mais tarde com ele corre em Portugal...
Marco Pestana
www.SquadraAlfaRomeoMadeira.blogspot.pt
Errata : Carlo PINTACUDA é um piloto italiano.
ResponderEliminarhttp://youtu.be/NP7Tx67a9xw
ResponderEliminarLink para um interessante filme do V Cirvuito da Gavea, 1937.
O Alfa Romeo de Brivio, é um 12C-36. E não um 8C, como referi.
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