O Grande Prémio de Portugal de 1952 iria assistir à estreia em competição do Ferrari 225S Vignale Spyder chassis #0200ED, que D. Fernando Mascarenhas acabara de adquirir em Itália. É este mesmo carro que vemos na imagem a ser conduzido à grelha de partida pelas mãos de Manuel Palma, colocando-se logo a seguir ao Jaguar C Type (#XKC004) de Duncan Hamilton. Um pouco mais atrás estão os dois Lancia Aurelia B20 de Salvatore Ammendola e Felice Bonetto.
Registe-se como curiosidade o facto de o Ferrari nº 21 ostentar no lugar da chapa de matrícula o seu número do chassis (0200ED). Pouco depois, no circuito de Vila do Conde, este mesmo carro iria surgir pintado de preto e com a matrícula portuguesa ID-18-48.
D. Fernando Mascarenhas não terminou o Grande Prémio de 1952, cujo vencedor seria Eugénio Castellotti, em Ferrari 225S Barcheta Touring, tendo percorrido as 50 voltas ao circuito à média de 138, 020 km/h. Casimiro de Oliveira, também em Ferrari 225S, seria o português melhor classificado, terminando a corrida em 2º lugar com o mesmo número de voltas do vencedor.
Bibliografia - Sportscar Portugal (http://sportscarportugal.com.sapo.pt/)
- World Sports Racing Prototypes, non championship races.
Fotografia - colecção família D. Fernando Mascarenhas
D. Fernando Mascarenhas não terminou o Grande Prémio de 1952, cujo vencedor seria Eugénio Castellotti, em Ferrari 225S Barcheta Touring, tendo percorrido as 50 voltas ao circuito à média de 138, 020 km/h. Casimiro de Oliveira, também em Ferrari 225S, seria o português melhor classificado, terminando a corrida em 2º lugar com o mesmo número de voltas do vencedor.
Bibliografia - Sportscar Portugal (http://sportscarportugal.com.sapo.pt/)
- World Sports Racing Prototypes, non championship races.
Fotografia - colecção família D. Fernando Mascarenhas
Outra foto notavel .
ResponderEliminarO 0200ED ainda fresquinho na cor
original o o XK C de Hamilton na
estreia na Boavista e os Aurélia B20
que nesta corrida nao eram competitivos mas serviram para banco de ensaio de ouyras aventuras.
Boavista 1952 teve duas novidades
o aumento do percurso em cinco voltas
e o uso obrigatorio de capacete por
os pilotos.
Luis