Ferrari 225S #0200ED

 O Grande Prémio de Portugal de 1952 iria assistir à estreia em competição do Ferrari 225S Vignale Spyder chassis #0200ED, que D. Fernando Mascarenhas acabara de adquirir em Itália. É este mesmo carro que vemos na imagem a ser conduzido à grelha de partida pelas mãos de Manuel Palma,  colocando-se logo a seguir ao Jaguar C Type (#XKC004) de Duncan Hamilton. Um pouco mais atrás estão os dois Lancia Aurelia B20 de Salvatore Ammendola e Felice Bonetto.
 Registe-se como curiosidade o facto de o Ferrari nº 21 ostentar no lugar da chapa de matrícula o seu  número do chassis (0200ED). Pouco depois, no circuito de Vila do Conde, este mesmo carro iria surgir pintado de preto e com a matrícula portuguesa ID-18-48.
D. Fernando Mascarenhas não terminou o Grande Prémio de 1952, cujo vencedor seria Eugénio Castellotti,  em Ferrari 225S Barcheta Touring, tendo percorrido as 50 voltas ao circuito à média de 138, 020 km/h. Casimiro de Oliveira, também em Ferrari 225S, seria o português melhor classificado,  terminando a corrida em 2º lugar com o mesmo número de voltas do vencedor.

Bibliografia - Sportscar Portugal (http://sportscarportugal.com.sapo.pt/)
                   - World Sports Racing Prototypes, non championship races.
Fotografia - colecção família D. Fernando Mascarenhas


1 comentário:

  1. Outra foto notavel .
    O 0200ED ainda fresquinho na cor
    original o o XK C de Hamilton na
    estreia na Boavista e os Aurélia B20
    que nesta corrida nao eram competitivos mas serviram para banco de ensaio de ouyras aventuras.
    Boavista 1952 teve duas novidades
    o aumento do percurso em cinco voltas
    e o uso obrigatorio de capacete por
    os pilotos.

    Luis

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