O Jaguar XK120 de João Lacerda

Em 1951, João Lacerda inscreveu-se no II Circuito Internacional do Porto (I Grande Prémio de Portugal)  com um Jaguar XK120 (#660130) exemplarmente preparado para corrida. Porém, o carro viria a sofrer um acidente durante os treinos devido a uma falha de travões e não foi possível repará-lo a tempo de participar no Grande Prémio, que se disputou num domingo 17 de Junho. De resto, este foi um fim de semana "negro" para os Jaguar, uma vez que nenhum dos XK120 que alinharam à partida - tripulados por Duncan Hamilton, George Wickens e Tommy Wisdon - terminou a prova.
Casimiro de Oliveira, em Ferrari F340 (#0082A), seria o grande vencedor da tarde, seguido por Vittorio Marzotto, em Ferrari 212 Export. Giovanni Bracco, em Ferrari F340, seria o autor da volta mais rápida ao circuito que tinha então 7,775 km de extensão, realizando uma média de 131, 532 km/h.

Foto - João Lacerda
Bibliografia - Revista Topos&Clássicos nº 106
                    - World Sports Racing Prototypes





Foto - José B. Lacerda, "Velocidade na Invicta"

1 comentário:

  1. Os travoes do XK120 eram mesmo fracos, pouco eficientes e acusavam
    fadiga num instante ,assim como a
    direçao era capaz de proporcinar
    situaçoes de angustia , o Dr J Lacerda deve ter sido vitima destas
    "virtudes" do 120.

    Luis

    ResponderEliminar