Ainda o Ferrari # 0200ED

Semanas depois da sua estreia azarada na Boavista 1952, o Ferrari #0200ED de D. Fernando Mascarenhas participa no III  Circuito de Vila do Conde, que tem lugar a 31 de Agosto. Cerca de um mês depois terá lugar o IV Circuito de Vila do Conde, o único que se disputou no chamado "circuito grande".   Ostentando já a chapa de matrícula nacional, ID-18-48, o carro apresenta-se pintado de preto e exibe uma curiosa e "aerodinâmica" cobertura de faróis, provavelmente  resultado da criatividade de Manuel Palma, o responsável pela sua preparação.
À partida para a corrida apresentaram-se cinco concorrentes, todos em Ferrari (havia mais dois inscritos, mas não compareceram). Da primeira fila partiram Nogueira Pinto, Casimiro de Oliveira e Vasco Sameiro, enquanto que D. Fernando Mascarenhas dividia a segunda fila com Guilherme Oliveira. No final, Casimiro levaria o seu Ferrari 225S amarelo à vitória, ficando D. Fernando em segundo lugar com duas voltas de atraso a separá-lo do vencedor.
À noite, no jantar de gala, os prémios foram entregues por Bento de Sousa Amorim, Presidente do Município, ele próprio um automobilista de mérito que contava com algumas participações no Rallye de Monte Carlo.

Bibliografia - Jornal "Renovação". Biblioteca Municipal José Régio, Vila do Conde


3 comentários:

  1. Excelente fotografia, José Correia Guedes, não a conhecia. Só uma "achega" para o artigo que a acompanha, no III Cicuito Internacional de Vila do Conde (o tal de 31 de Agosto de 1952, onde apenas correram 5 carros, todos Ferrari), prova essa a que dis respeito este brilhante documento, já que foi nela que o 225S ostentou o número #16 nas portas e esta aerodinamica "made in" Manuel Palma, D. Fernando de Mascarenhas ficou a duas voltas de Casimiro de Oliveiras. Casimiro deu 50 voltas, Mascarenhas apenas 48. O resultado que o José refere, os tais 12 segundos de diferença para o primeiro classificado foi o resultado obtido no IV Circuito de Vila do Conde, a 27 de Setembro de 1952, por D. Fernando de Mascarenhas. Aí o 225S já tinha os faróis todos descobertos (tanto os normais como os suplementares da grelha) e tinha o número #2 nas portas. Mais uma vez parabéns pelo blog, que para mim é uma referência, não me canso de visitar e onde tenho aprendido muito! Um abraço José Correia

    ResponderEliminar
  2. Subescrevendo os comentarios do José
    Correia ,quer sob o blog quer sob o
    José Correia Guedes e como as fotos
    valem mais que mil palavras ,outra
    inovaçao de M Palma na 0200ED foram
    as entradas de ar no capot da 225S.

    Luis

    ResponderEliminar
  3. Oops! É verdade.
    Na corrida de Agosto, o Ferrari de D. Fernando chegou com duas voltas de atraso.
    Enganei-me no circuito, mas tenho a sorte de ter leitores atentos, conhecedores e simpáticos, que me permitem restabelecer prontamente o rigor da informação.
    Muito obrigado ao José Correia.
    E obrigado também ao Luis, que tanto tem contribuído para o enriquecimento deste espaço.

    ResponderEliminar