Para o VII Circuito Internacional do Porto, disputado em 1956, D. Fernando Mascarenhas adquiriu nada menos que dois Maserati, um para cada uma das corridas disputadas, tendo utilizado este modelo (150S) na Taça Cidade do Porto, prova destinada a carros com cilindrada inferior a 1500 cc. O resultado não foi brilhante, tendo o Maserati nº 2 terminado em 5º lugar a corrida que foi ganha pelo recentemente falecido Roy Salvatori, em Cooper 39 Climax, com Filipe Nogueira em segundo lugar, ao volante de um Porsche 550 Spyder.
O Maserati 150S foi produzido entre 1955 e 56, tendo sido construídos apenas 26 exemplares, quase exclusivamente destinados a clientes. Tratava-se de um carro dotado de um chassis tubular e equipado com um motor de quatro cilindros em linha, capaz de produzir cerca de 140 bhp às 7.500 rpm. Apesar da vitória conseguida por Jean Behra no circuito de Nurburgring de 1955, durante a fase de desenvolvimento e promoção, o Maserati 150S dificilmente poderá ser considerado como uma história de sucesso.
Como curiosidade, assinale-se a participação nesta prova de um tal Jack Brabham, ao volante de um carro idêntico ao do vencedor (Cooper 39 Climax). Não terminou.
Como curiosidade, assinale-se a participação nesta prova de um tal Jack Brabham, ao volante de um carro idêntico ao do vencedor (Cooper 39 Climax). Não terminou.
Bibliografia - World Sports Racing Prototypes
Fotografia - colecção família D. Fernando Mascarenhas
Duas fotos inéditas de D Fernando Mascarenhas na Maser 150S. Raro carro que morreu prematuramente com a alteração do regulamento em termos de cilindrada , mas que até na
classe 1500 em circuitos de percurso meio road race devoravam a concorrência
Este carro tem o numero de chassis 1666 e foi "vestido" por Fiandri , talvez não o mais bonito dos fatos, mas era diferente .
Luis
Fotografia - colecção família D. Fernando Mascarenhas
Duas fotos inéditas de D Fernando Mascarenhas na Maser 150S. Raro carro que morreu prematuramente com a alteração do regulamento em termos de cilindrada , mas que até na
classe 1500 em circuitos de percurso meio road race devoravam a concorrência
Este carro tem o numero de chassis 1666 e foi "vestido" por Fiandri , talvez não o mais bonito dos fatos, mas era diferente .
Luis
E os Herois do José Guedes nao param
ResponderEliminarde surpreender .
Duas fotos inéditas de D Fernando
Mascarenhas na Maser 150S.
Raro carro que morreu prematuramente
com a alteraçao do regulamento em
termos de cilindrada ,mas que até na
classe 1500 em circuitos de percurso
meio road race devoram a concorrencia
Este carro tem o numero de chassis
1666 e foi "vestido" por Fiandri ,
talvez nao o mais bonito dos fatos mas era diferente .
E agora venha a 300S , tenho ,3 fotos deste carro ,e das 3 fotos
nao consigo fazer uma inteira.
Luis
Hello Luis , I would like to see and buy all the Maserati pictures you have from Mascarenhas !
EliminarThank you . J-F / jean-francois.blachette@wanadoo.fr
Não conheço qualquer foto do 300S do D. Fernando e suspeito que a maioria dos leitores também não. O Luis seria capaz de prestar esse "serviço público" à comunidade automobilística nacional?
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