Ferrari 250 MM

Junho de 1953. Os Ferrari 250 MM Spider Vignale de Vasco Sameiro (nº 2, #288MM) e Casimiro de Oliveira (nº 3, #0330 MM) em luta renhida durante o III Grande Prémio de Portugal disputado no circuito da Boavista. O vencedor da corrida seria José Nogueira Pinto, também em Ferrari 250 MM, ficando Casimiro de  Oliveira no segundo lugar. Vasco Sameiro não terminou.
Dos dezasseis carros à partida apenas seis terminaram a corrida, todos de marca Ferrari. A prova teve mais de três horas de duração e só o vencedor completou as 60 voltas previstas.


Talbot Lago

O Talbot Lago 4L com que João Castello Branco participou no Quilómetro Lançado e de Arranque de Esposende de 1949 viria mais tarde a ser adquirido por um colecionador português e cedido ao Museu Automóvel de Málaga onde hoje se encontra.



Pneus de Reserva

Esta fotografia de Rudolfo Mailander mostra os pneus de reserva (com correntes) do Citroen 15/6 cyl de João Lacerda / Jaime Azarujinha durante o Rallye de Monte Carlo de 1952. A equipa portuguesa terminou a prova em 13º lugar, a melhor classificação entre os carros da marca.


Crónica

Reportagem do I Circuito Automobilista do Estoril de 1935 publicada no Diário de Lisboa de 29/10/1935. À direita o Bugatti do Conde de Monte Real, 2º classificado.

Rallye da Montanha 56

Em 1956 foi a vez de João Castello Branco participar no Rallye da Montanha ao volante do FIAT 1100 com os pneus pintados com uma faixa branca, como era hábito acontecer nos concursos de elegância automóvel tão em voga nessa época. Estas imagens da prova do Estrela e Vigorosa Sport foram obtidas durante a complementar disputada em Vila do Conde.
Um detalhe importante. Na altura o percurso era assinalado por setas pintadas na estrada como se pode ver na fotografia de cima. Palavra do autor do blogue que morava ali perto e se recorda bem desse curioso pormenor


Rétromobile 2016

Visto no último Salon Rétromobile 2016, realizado em Paris entre 3 e 7 de Fevereiro passado, eis um modelo em escala reduzida que reproduz o Ferrari 750 Monza #0560 M que Borges Barreto pilotou no II Grande Prémio do Porto realizado no circuito da Boavista em 1956. Este carro, que pertenceu originalmente a D. Fernando Mascarenhas, ostentava duas derivas verticais na parte posterior da carroçaria que o distinguiam de todos os outros Ferrari idênticos, Monza ou Mondial.
O chassis #0560 M foi entretanto adquirido por José Manuel Albuquerque e está agora em vias de ser restaurado de acordo com a sua versão original.
Com agradecimentos a Duarte Pinto Coelho



 


I Rallye a Monfortinho

Imagens da participação de João Castello Branco no I Rallye de Monfortinho de 1955 ao volante de um  FIAT 1100 TV.



1956 Maserati A6G

Mille Miglia 2011. O 1956 Maserati A6G #2137 da equipa José Manuel Albuquerque / M. Bustorff.
Cheer up, ZM!