Quilómetro da Valada 1906


Disputado a 18 de Março de 1906 com a presença de toda a Família Real, o Quilómetro da Valada terá sido a primeira grande prova automobilística realizada em Portugal pelo Real Automóvel Clube. O local escolhido para a prova foi a recta de Valada do Ribatejo, povoação situada nas proximidades do Cartaxo. O vencedor foi José Aguiar, o "chauffeur" do Fiat de Charles Henry Bleck que conseguiu a impressionante média de 82,568 km/h, logo seguido pelo Zust de Estêvão de Oliveira Fernandes. SAR o Infante D. Afonso levou o seu Fiat ao quinto lugar da classificação geral.
Outros concorrentes: Eduardo Pinto Basto, António Joaquim Pinheiro, Conde da Ribeira, José Perestrelo de Vasconcelos, D. António Herédia, Vasco Infante da Câmara, dr Tavares de Melo, José Abreu Loureiro, João Menezes Parreira, Homero Machado, João Cristiano da Silva, etc
Em cima: o "chauffeur" José Aguiar e o Fiat de Charles Henry Bleck
Em baixo: o Zust de Estêvão de Oliveira Fernandes

Fotos - Ilustração Portuguesa
Bibliografia - Primeiro Arranque, de Vasco Callixto



O SS1 de Jorge Monte Real

Nascido em 1916, Jorge Monte Real seria um dos primeiros portugueses a adquirir um Standard Swallow SS1, tipo de automóvel produzido em Inglaterra entre 1931 e 1934 por William Lyons que após o final da II Guerra daria origem à marca Jaguar. Não existe qualquer registo da participação em provas desportivas deste carro pelas mãos de Jorge Monte Real, cuja estreia no automobilismo nacional teve lugar em 1933 ao volante de um pequeno MG.
Ao volante de um Standard Swallow 100 (SS100) Casimiro de Oliveira conquistaria em Vila Real 1937 a primeira vitória em circuito de um automóvel de marca Jaguar.




Ferrari 340 America Vignale Berlinetta

Casimiro de Oliveira junto do seu Ferrari 340 America Vignale chassis #0082A com o qual venceu o I Grande Prémio de Portugal disputado em Junho de 1951 no circuito da Boavista. Tal como era comum na época o carro ostentava no local da chapa de matrícula o número indicativo do chassis.
No ano seguinte este Ferrari permaneceu em Portugal participando em pelo menos três corridas guiado por José Arroyo Nogueira Pinto. Em 1953 foi vendido para o exterior e nunca mais voltou.


I Circuito do Parque Eduardo VII

 Organizado pelo Governador Civil de Lisboa com o apoio do ACP teve lugar a 3 junho de 1934 a primeira jornada do I Circuito do Parque Eduardo VII. A segunda jornada decorreria a 1 de Julho seguinte. António Herédia ao volante do seu pequeno Morris com 846 cc de cilindrada (nº 15) seria o vencedor na categoria Sport "pequenas cilindradas". Elmano Ribeiro, em SS, ficou em segundo lugar e Armando Pombo (MG) em terceiro.
A seguir a esta prova Henrique Lehrfeld tentou bater o record da volta mais rápida a este circuito ao volante do seu Bugatti. Teve azar. Galgou o passeio, derrubou três árvores, destruiu uma maca dos bombeiros e foi parar ao hospital.
Bibliografia - Primeiro Arranque, de Vasco Callixto e jornal O Volante