Grande Prémio de Angola 1958

A 21 de Setembro de 1958 disputou-se em Luanda o Grande Prémio de Angola, que teve como vencedor o Jaguar D Type de Jimmy de Villiers, que aparece nesta notável (e raríssima) imagem com o número 18. O melhor português em prova seria Marques Pinto, em Mercedes 300SL, que vemos com o número 20, e que terminaria em quarto lugar. O Porsche 550 RS nº 22 foi o grande vencedor  do Grande Prémio de Angola de 1957 pelas mãos de Joaquim Correia de Oliveira, que repete a participação. Um pouco mais atrás está o carro idêntico de Rui Marinho de Lemos, nº15, e do lado direito da imagem o Maserati 300S de Álvaro Lopes, com o nº 3. Com o nº 16 pode ver-se ainda o Ferrari 340 America de Yves Tassin. Em primeiro plano está parcialmente visível o Riley Special do sul africano John Love.
Agradeço a Carlos Guerra, Ricardo Duarte e ao leitor "Luis" os respectivos contributos para a completa identificação dos protagonistas.

Ao Gonçalo Macedo e Cunha agradeço esta extraordinária fotografia, descoberta numa loja de velharias na estrada da Ericeira.

8 comentários:

  1. No 550RS Lc 23 99 ,quem està ao
    volante è J Correia de Oliveira que
    iria abandonar na quarta volta por
    um embolo do motor do Porsche se ter
    partido.

    Luis

    ResponderEliminar
  2. Em toda a documentação a que tive acesso o Joaquim Correia de Oliveira aparece nesta prova com um Maserati 300S do ATCA, tal como Álvaro Lopes. Os dois únicos Porsche 550 presentes eram tripulados por Ferguson e Frazer-Jones. Poderia confirmar a informação?

    ResponderEliminar
  3. Esta foto refere se a 1958.
    A decomentaçao que tenho è do Mundo
    Motorizado ,com reportagem da corrida
    grelhas e fotos.A presença dos dois
    referidos pilotos ,ocorreu no GP de
    1959 ,e os carros que usaram foram
    550RS dos propios pilotos

    Cump Luis

    ResponderEliminar
  4. Neste GP, Correia de Oliveira num Porsche Spyder não se classificou e um dos comentários refere o motivo do abandono.
    Diga-se, entretanto, que Francisco Marques Pinto com o mesmo 300 SL - FH-24-97 - venceu no dia anterior a Taça Cidade de Luanda.

    APF

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde
    #16 Yves Tassin- Ferrari 340 America;
    #10 Alain de Changy -Ferrari 250 Testa Rossa (na pole position só se vendo parte da traseira);
    #?? John Love - Riley Special (o "rodas de fora" na primeira linha e em grande plano)
    Cumps.
    Ricardo Duarte Kadypress

    ResponderEliminar
  6. Caro Sr. José Guedes,
    Uma simples referência ao meu blogue "Colecções Senador" de onde "sacou"a imagem da placa "IV Rallye Lisboa-Madrid", não lhe ficava nada mal e era bonito.
    Os meus cumprimentos.
    Valdemar

    ResponderEliminar
  7. Sr Valdemar
    A sua imagem foi removida.
    Todas as fotografias que aqui coloco, muitas delas inéditas e oriundas de colecções privadas, são partilhada sem qualquer reserva para benefício de todos.
    Tenho o maior prazer em que as "saquem" e que este magnífico património seja usado por todos os portugueses, sem que isso implique qualquer reconhecimento ou aplauso para este blogue ou para o seu autor.
    Temos, seguramente, formas diferentes de estar na vida.
    José Guedes

    ResponderEliminar
  8. Na foto da grelha de partida ,dois pormenores aparecem , o Austin Healey é do modelo 100S , e o Alfa Veloce de Nogueira Pinto jà tinha o tratamento Conrero , vide os farois carenados .

    Luis

    ResponderEliminar