I Gran Premio Supercortemaggiore 1953

A 6 de Setembro de 1953 disputa-se em Itália, no circuito de Merano, o I Gran Premio Supercortemaggiore, assim chamado por ser patrocinado por uma marca de gasolina com o mesmo nome, muito em voga na altura. Estão presentes alguns dos melhores pilotos do mundo, tais como Fangio, Taruffi, Castelotti e muitos outros, incluindo uma representação portuguesa formada por Casimiro de Oliveira, José Nogueira Pinto e "De Fronteira", que não é outro senão o nosso bem conhecido D. Fernando Mascarenhas. Os portugueses vinham equipados com os já pouco competitivos Ferrari 250MM, mas nem por isso deixaram de ter um comportamento altamente meritório.
A prova consistia em dar 15 voltas a um circuito com cerca de 18 quilómetros de perímetro traçado em volta da cidade de Merano, nos Alpes italianos, e teria como vencedor o campeoníssimo Juan Manuel Fangio, em Alfa Romeo 6C 3000CM. Nogueira Pinto seria num brilhante terceiro classificado e Casimiro de Oliveira (na foto) conseguiria um lugar na segunda linha da grelha de partida, à frente de muito boa gente, vindo a terminar na 13ª posição. D. Fernando Mascarenhas não teve sorte e abandonou a corrida por acidente.
Bibliografia -  http://www.jmfangio.org/index.html

Em cima, o Ferrari 250MM #0332 de Casimiro de Oliveira em plena prova e, em baixo, o Alfa Romeo 6C 3000CM de Fangio a caminho da vitória. Junta-se a grelha de partida.

1 comentário:

  1. Interessante recordar a ida dos tres
    pilotos Portugueses a Italia ,onde
    tiveram bela actuaçao com um modelo
    de carro , como o José Guedes referiu
    em fim de carreira competitiva .
    O J Nogueira Pinto obteve um belo
    terceiro lugar com o 250MM 0332 ,
    yendo o Casimiro abandonado com o
    250MM 0330 .

    Luis

    ResponderEliminar