Entrega de Prémios (actualização)

Estas duas invulgares imagens serão relativas à entrega de prémios do V Rallye Internacional de Lisboa (Estoril), disputado em 1951 e que teve Joaquim Filipe Nogueira como vencedor absoluto, ao volante de um Jowett Jupiter. Ernesto Martorell venceu a classe e o Conde de Monte Real foi segundo da classe e terceiro na Geral. Manuel de Oliveira (o cineasta), fazendo equipa com Clemente Meneres, seria o segundo classificado.
Na fotografia maior podem ver-se alguns dos principais protagonistas das provas de rallye e velocidade em Portugal na década de cinquenta, tais como os referidos Filipe Nogueira, Conde de Monte Real e Ernesto Martorell (o trio da fotografia mais pequena), além de Soares Mendes , Fernando Stock e muitos outros cuja identificação só será possível com a colaboração dos leitores mais antigos e conhecedores.
A distribuição de prémios do V Rallye Internacional de Lisboa teve lugar durante um jantar no Casino do Estoril, no dia em que a prova terminou.


Vamos lá a dar uma ajuda com base nas legendas duma cópia que meu Pai me deixou, seguindo da esq para a dir. Na primeira fila dos mais ou menos sentados:, em 4º lugar (um pouco mais à frente) Ernesto Martorell, e em 6º C.Monte Real. Na 2ª fila : 1º lugar João Castelo Branco (meu Pai), em 2º lugar Furtado Leite, em 3º lugar Emídio Silva, em 5º lugar J.Tojal, em 6º lugar J.Filipe Nogueira, em 7º lugar Santos Silva, em 9º lugar Luis Aguiar e em 10º lugar Fernando Stock. Em pé, em 1º lugar Fernando Mendes de Almeida, em 3º lugar (lá atrás) Manuel Palma, em 7º lugar (a espreitar) "Pipas" Vinhas. De pé à direita temos em 1º lugar Manuel Almeida, em 2º lugar Infante da Câmara e em 3º lugar Danilo Magalhães. Os restante não estão nomeados pelo meu Pai, certamente por esquecimento passados tantos anos, pois lembro-me que a legenda foi feita já nos anos 80. Cumprimentos. JCB

3 comentários:

  1. A avaliar pela fotografia grande, fica-se com a impressão que havia taças para TODOS os concorrentes...
    Bons tempos!
    Duarte PC

    ResponderEliminar
  2. Vamos lá a dar uma ajuda com base nas legendas duma cópia que meu Pai me deixou, seguindo da esq para a dir. Na primeira fila dos mais ou menos sentados:, em 4º lugar (um pouco mais à frente) Ernesto Martorell, e em 6º C.Monte Real. Na 2ª fila : 1º lugar João Castelo Branco (meu Pai), em 2º lugar Furtado Leite, em 3º lugar Emídio Silva, em 5º lugar J.Tojal, em 6º lugar J.Filipe Nogueira, em 7º lugar Santos Silva, em 9º lugar Luis Aguiar e em 10º lugar Fernando Stock. Em pé, em 1º lugar Fernando Mendes de Almeida, em 3º lugar (lá atrás) Manuel Palma, em 7º lugar (a espreitar) "Pipas" Vinhas. De pé à direita temos em 1º lugar Manuel Almeida, em 2º lugar Infante da Câmara e em 3º lugar Danilo Magalhães. Os restante não estão nomeados pelo meu Pai, certamente por esquecimento passados tantos anos, pois lembro-me que a legenda foi feita já nos anos 80. Espero ter sido útil pelo menos tanto quanto maçador. Cumprimentos. JCB

    ResponderEliminar
  3. Muito obrigado, João Castelo Branco
    Pelo inquestionável interesse da sua colaboração voltei a publicar este post.
    Não haverá lá em casa mais material para ajudar a fazer a história dos primeiros 50 anos do automobilismo em Portugal?
    Deixo o meu email, just in case
    José Guedes - jcg356@gmail.com

    ResponderEliminar