Mercedes Benz 300 SL Coupé


Chegados a Portugal em meados da década de 50, os Mercedes Benz 300 SL Coupé rapidamente se tornaram nos veículos de referência no panorama automobilístico de então, nomeadamente em provas de velocidade. Equipados de série com um motor de 2996 cc e 6 cilindros em linha - inclinado a 45 graus para a esquerda para "caber" no respectivo compartimento  - produzindo cerca de 220 cavalos de potência que se transmitiam a uma caixa de quatro velocidades, os 300 SL não davam quaisquer hipóteses à concorrência em termos de desempenho e fiabilidade.
A imagem refere-se ao Circuito de Vila do Conde de 1960, disputado a 27 de Julho. Nada menos que quatro 300 SL foram inscritos para António Barros (vencedor), Horácio Macedo, Basílio dos Santos e Duarte Ferreira. No momento da partida é Horácio Macedo quem vai na frente, com Barros e Basílio na perseguição, vendo-se ainda o Jaguar XK 150 S de Maurício Macedo a espreitar uma luta que não era a sua.
António Barros, que era baixinho e "pesadote", levava desvantagem nas partidas tipo Le Mans, como se comprova pelo facto de ainda nem sequer ter tido tempo para fechar a porta do carro mais claro. Mas uma vez em andamento, o seu talento natural vinha ao de cima e dificilmente se deixava bater.
À noite, na distribuição de prémios, o Presidente do Município anunciou que a parte do circuito que ainda não estava asfaltada iria em breve sofrer obras de beneficiação. Era o fim do temível "empedrado"que tantos problemas causava aos automobilistas.

Foto - colecção José Cabral Menezes
Bibliografia - http://teammini.blogspot.pt/, de José Mota Freitas
                    - Biblioteca José Régio, Vila do Conde



2 comentários:

  1. Mais uma surpresa do J Guedes ,bela
    foto de Vila do Conde , e penso que
    foi a ultima vez que alinharam em
    pista 4 300SL em Portugal.
    O Jaguar era um XK150 S .
    Luis

    ResponderEliminar
  2. Obrigado, Luis
    Vou corrigir o Jag

    ResponderEliminar