Manuel Palma

Manuel Palma foi uma das figuras mais relevantes da história do automobilismo português enquanto técnico e enquanto chefe de equipa, tendo sido também piloto de mérito. Nos anos 60 formou a primeira equipa de automobilismo de competição "a sério" em Portugal tendo com ela conquistado tudo o que havia para conquistar. A sua morte prematura ocorrida a 14 de Julho de 1973 ditaria o fim do Team Palma e da carreira de Ernesto "Nené" Neves, o seu piloto favorito nove vezes campeão nacional.
Mas a aventura de Manuel Palma no automobilismo começou muito antes, na década de 30, e em 1949 fez mesmo a sua estreia no Rallye de Monte Carlo. Mas o momento de glória viria em 1951, quando partilhou um Ford 100 cv com o Conde de Monte Real no Rallye de Monte Carlo, tendo ambos terminado num brilhantíssimo segundo lugar, resultado que nunca mais português algum conseguiu igualar.
Dentro de poucos dias completam-se 40 anos desde a data em que Manuel Palma nos deixou. Aqui fica uma singela homenagem aquele que foi um dos técnicos mais competentes e sabedores da sua geração dentro do meio automobilístico nacional.