Vitória em Monsanto

A 24 de Julho de 1955 disputou-se no circuito de Monsanto perante largos milhares de pessoas a Taça Cidade de Lisboa, prova integrada no III Circuito Internacional de Lisboa. Apesar da trajectória pouco "ortodoxa" revelada na abordagem desta curva, o Mercedes Benz 300SL de D. Fernando Mascarenhas viria cortar a meta em primeiro lugar, à frente de Fernando Stock e Mário Rodrigues, que tripulavam carros idênticos.
Mais de cinquenta anos depois o artista Ricardo Assis Cordeiro passou para a tela a batalha "fratricida" vivida pelos pilotos dos Mercedes 300 SL nas colinas de Monsanto.

Os Mercedes Benz de D. Fernando Mascarenhas e Mário Rodrigues no circuito de Monsanto de 1955. Aguarela de Ricardo Assis Cordeiro. Saiba mais aqui .


Boa foto de D Fernando Mascarenhas a preparar nova curva, agora para a direita. A roda traseira vai perto do limite, um pouco mais e começava o camber positivo, ou seja, o calcanhar de Aquiles do Gull Wing, isto para não falar dos travões. Dois anos depois, nesta mesma curva, Araujo Cabral ao  querer ultrapassar J M Simoes partia a caixa de velocidades, outro ponto frágil do carro quando se usava com força. J Manuel Simoes, ao querer segurar A Cabral , foi vitima do eixo traseiro e roçou os fardos de palha. 
Em 1957 a luta dos 300SL foi tão renhida que baixaram os tempos de D Fernando em 3 segundos por volta mas em 1959 os tempos de António Barros foram idênticos aos do Marquês em 55.
Luis

1 comentário:

  1. Boa foto de D Fernando Mascarenhas ,a
    preparar nova curva agora para a
    direita. A roda traseira vai perto do
    limite, um pouco mais e começava o
    camber positivo, ou seja o calcanhar de Aquiles do Gull Wing ,isto àparte
    dos travoes.Dois anos depois, nesta
    mesma curva Araujo Cabral a querer
    ultrapassar J M Simoes ,partia a caixa de velocidades ,outro ponto
    fragil do carro quando se usava com
    força, e J Manuel Simoes, a querer
    segurar A Cabral ,foi vitima do eixo traseiro e roçou os fardos de palha .Em 1957 a luta dos 300SL foi
    tao renhida que baixaram os tempos
    de D Fernando em 3 segundos por
    volta,mas em 1959 os tempos de
    Antonio Barros foram identicos aos
    do Marquez em 55.
    Luis

    ResponderEliminar