Imagem das "boxes" do circuito de Monsanto durante o Grande Prémio de Portugal de 1959. Em primeiro plano está o Ferrari 246 de Dan Gurney, que terminaria a prova em terceiro lugar e logo depois o carro idêntico tripulado por Phil Hill, que abandonou à sétima volta.
Pela primeira vez na história do automobilismo nacional um português ("Nicha" Cabral) iria participar numa corrida de Fórmula 1. Terminou em 10º lugar, a seis voltas do vencedor (Stirling Moss, Cooper Climax T-51) e esteve involuntariamente envolvido num incidente que por pouco não custou a vida ao futuro campeão mundial, Jack Brabham. Segundo as crónicas da época, o piloto australiano perdeu o controle do seu carro quando se preparava para ultrapassar o Cooper- Maserati nº 18 de "Nicha", bastante mais lento, bateu num poste e foi catapultado de novo para a pista. Jack Brabham acabou estendido no asfalto e por pouco não foi "atropelado" pelo Cooper de Masten Gregory. O seu carro ficou completamente destruído. Numa entrevista concedida a um jornal australiano poucos anos antes de falecer "Sir" Jack Brabham considerou este o pior acidente da sua carreira automobilística atribuindo a sua sobrevivência ao facto de na altura não se usarem cintos de segurança.
Foto - Centro de Documentação do ACP
Pela primeira vez na história do automobilismo nacional um português ("Nicha" Cabral) iria participar numa corrida de Fórmula 1. Terminou em 10º lugar, a seis voltas do vencedor (Stirling Moss, Cooper Climax T-51) e esteve involuntariamente envolvido num incidente que por pouco não custou a vida ao futuro campeão mundial, Jack Brabham. Segundo as crónicas da época, o piloto australiano perdeu o controle do seu carro quando se preparava para ultrapassar o Cooper- Maserati nº 18 de "Nicha", bastante mais lento, bateu num poste e foi catapultado de novo para a pista. Jack Brabham acabou estendido no asfalto e por pouco não foi "atropelado" pelo Cooper de Masten Gregory. O seu carro ficou completamente destruído. Numa entrevista concedida a um jornal australiano poucos anos antes de falecer "Sir" Jack Brabham considerou este o pior acidente da sua carreira automobilística atribuindo a sua sobrevivência ao facto de na altura não se usarem cintos de segurança.
Foto - Centro de Documentação do ACP
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