Um Português nas Mille Miglia 96

26 de Junho de 1955, Circuito da Boavista, Porto. Louis Rosier, um dos mais brilhantes pilotos franceses da sua geração, apresenta-se à partida para o Grande Prémio de Portugal ao volante do seu recém adquirido Ferrari 750 Monza #0520M com o qual já tinha conseguido nesse mesmo ano um 2º lugar no Grande Prémio de Dakar e uma brilhante vitória nas 4 Horas de Forez. A corrida portuguesa não lhe correu particularmente bem e Rosier teve que se contentar com um modesto 6º lugar na classificação geral a duas voltas do vencedor, Jean Behra em Maserati 300S*. No ano seguinte o consagrado piloto francês ainda participou com este carro no Grande Prémio de Agadir, que não terminou, e no final do ano sofreu um violento e trágico acidente durante a Coupe du Salon disputada no circuito de Monthléry. Sem razão aparente Rosier perdeu o controle do Ferrari 750, que se despistou provocando lesões graves ao piloto que faleceu dias depois.
Quarenta anos passados sobre os trágicos acontecimentos de 1956 o Ferrari 750 Monza #0520M surge nas Mille Miglia 1996 pelas mãos do português José Manuel Albuquerque que cumpriu sem dificuldades de maior o longo percurso da clássica italiana apesar do intenso nevão que caiu sobre o Monte Terminillo, próximo de Roma. Ainda em 1996 o mais internacional dos pilotos "históricos" portugueses viria a participar com este mesmo carro no Grande Prémio Histórico de Mónaco, no Oldtimer Grand Prix de Nurburgring, em Monza e em Mugello. No ano seguinte voltou a estes mesmos circuitos e disputou também a Targa Florio e o Circuito de Silverstone, provas integradas no Shell Ferrari Historic Challenge. Em 1997 Albuquerque e o Ferrari separaram-se após o Circuito de Dijon, altura em que o #0520M passou a integrar a colecção de Karl-Friedrich Scheufele, o patrão da Chopard, que com ele tem aparecido episodicamente em provas internacionais de rali.
* Este mesmo Maserati 300S continuaria a ganhar corridas pelas mãos de Fangio e Stirling Moss vindo mais tarde a pertencer também a José Manuel Albuquerque. Voltaremos ao assunto em breve.
Fotos - Louis Rosier ao volante do Ferrari 750 Monza #0520 com o nº2 no Grande Prémio de Forez 1955, o mesmo carro pilotado por José Manuel Albuquerque nas Mille Miglia 96 e o cartaz desta prova.





Sem comentários:

Enviar um comentário