Foram quatro os Porsche 356 portugueses a participar na edição XXIII do
Rallye de Monte Carlo disputado em 1953, sendo até um deles (Fernando Stock / Pinto Basto)
contemplado com o honroso nº 1 entre os 404 participantes que partiram
de Lisboa, Glasgow, Estocolmo, Oslo, Monte Carlo e Munique. Destes
apenas 356 (curioso número…) chegariam ao principado onde tudo se iria
decidir através de duas provas complementares: uma “aceleração e
travagem” e uma “regularidade” a disputar à média de 47 km/h. Além da já
referida equipa portuguesa estiveram também presentes João Capucho /
Calçada Bastos, Ernesto Martorell / Jorge Seixas e Ramos Jorge /
Castello Branco em carros idênticos, os quais viriam a ser vítimas de
uma interpretação excessivamente rigorosa da respectiva ficha de
homologação por parte dos inspectores técnicos que fez com que fossem
fortemente penalizados ou até desclassificados. De facto a referida
ficha previa que a altura máxima dos Porsche 356 fosse 88 cm mas os
carros portugueses (e outros) acusaram 91 cm o que apesar da tolerância
de 1cm prevista nos regulamentos conduziu à sua penalização /
desclassificação.
As fotografias são de Rudolfo Mailander
As fotografias são de Rudolfo Mailander