Campeonato de Rampas 1951

Jorge de Melo e Faro, Conde de Monte Real, foi um dos melhores e mais bem sucedidos pilotos da sua geração tendo conquistado um número importante de vitórias ao longo da sua carreira, utilizando para o efeito vários tipos de carros de competição. Em 1951 foi Campeão Nacional de Rampas ao volante do competitivo Ford Ardum preparado por Manuel Palma (imagem de cima) tendo vencido, entre outras, a Rampa da Arrábida. Na outra imagem vê-se o carro do vencedor a ser observado por outra figura lendária do automobilismo nacional, Francisco Ribeiro Ferreira, já retirado da competição e na altura presidente da Comissão Desportiva Nacional do ACP.



Concordo na totalidade com o autor. O Conde de Monte Real no inicio da década de cinquenta foi dos melhores
pilotos que Portugal teve, senão o melhor . O Conde, com o Ford Ardum, foi um "Allard killer" ; é um carro que gostaria de ter mais informaçao das suas transformaçoes . Sei que tinha o V8 com transformação Ardun , o chassis parece me ser de um Ford B , quanto ao resto ?


Luis

4 comentários:

  1. Concordo na totalidade com o autor ,
    o Conde de Monte Real no inicio da
    década de cinquenta foi dos melhores
    pilotos que Portugal teve, senao o
    melhor .
    O Conde com o Ford Ardum foi um
    Allard Killer ; é um carro que gostaria de ter mais informaçao das
    suas transformaçoes .Sei que tinha o
    V8 com transformaçao Ardun , o chassis parece me ser o de um Ford B ,quanto ao resto ?

    Luis

    ResponderEliminar
  2. Olá Luís,

    O chassis é um Ford V8-18.
    É o carro ex-Carlos Santos Silva, que encontras, por exemplo, no II Circuito do Parque Eduardo VII, em Junho de 1935.

    Bota mais gelo no copo e toma lá um abraço do
    Carlos Guerra

    ResponderEliminar
  3. Que posso eu dizer quando tenho em ameno debate neste espaço dois dos maiores conhecedores da história do automobilismo desportivo em Portugal?
    Que me sinto muito honrado parece-me pouco, mas é a mais pura das verdades.
    Abraços para ambos.
    Z

    ResponderEliminar
  4. Quem se sente honrado sou eu J Guedes
    por participar neste excelente espaço
    Bom no chassis do Ford acertei ,agora
    tenho de investigar o resto da
    transformaçao ,direçao, rodas,travoes
    "Good God"

    Luis

    ResponderEliminar