A Festa dos Cooper Climax

Imagem da partida para o VIII Grande Prémio de Portugal de 1959, com Jack Brabham  (1) em Cooper Climax na dianteira, seguido de Masten Gregory (2), em carro idêntico. Depois vem o Cooper Climax (4) da equipa de Rob Walker tripulado por Stirling Moss e ainda um outro (3) pilotado por Bruce Mc Laren. No final seria Moss a cortar a meta em primeiro lugar, com o segundo classificado, Masten Gregory, a chegar com uma volta de atraso. Estava definitivamente confirmada a superioridade dos carros de motor traseiro, configuração que se mantém até aos dias de hoje.






1 comentário:

  1. Como disse o José Guedes, Monsanto 59
    marcou o fim dos F1 de motor dianteiro .O fim de semana de corridas ,foi disputado com uma temperatura elevada , grande afluencia de publico e boa cobertura da media.Stirling Moss foi o melhor
    piloto de 1959 ,e finalmente com a
    caixa de velocidades Colotti a durar
    nao deu hipoteses aos adversarios.Curiosidades deste GP ,
    a "box" improvisada no traçado por
    Bernard Cahier, que despejava baldes de agua , nos pilotos que jà nao aguentavam o calor .
    O acidente de Brabham ,que ainda
    hoje culpa Araujo Cabral ,piloto
    este que nesta corrida fez a estreia de um Portugues na F1, e
    finalmente a péssima prova de Tony
    Brooks , que de candidato ao titulo passou a also runner ,tendo
    levado 5 voltas de Moss.

    Luis

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