Mais de quatrocentos carros compareceram à partida para o Rallye de
Monte Carlo de 1953. Destes, 112 partiram de Lisboa, 103 de Glasgow, 42
de Estocolmo, 15 de Oslo, 11 de Palerne, 84 de Monte Carlo e 37 de
Munique. O percurso comum pouco contribuiu para a classificação pelo que
253 concorrentes chegaram empatados ao principado, sendo a prova
decidia nas duas complementares finais, uma "aceleração e travagem" e um
a regularidade que devia ser percorrida à média de 47 km/h.
Os muitos Porsche 356 presentes, entre eles o carro nº1 de Fernando
Stock / Pinto Basto (na foto), foram seriamente penalizados ou afastados
do rallye devido a um detalhe das verificações técnicas. Ora vejam:
The Porsches
were heavily scrutinised by the officials: indeed, several of these
cars did not pass the technical checks due to a height of case.
Problem: according to the card of the manufacturer, the height of
those were to be 88cm, and they were measured at... 91 cm. The organizers
tolerated only one small centimetre of variation, the Porsches were
thus excluded from the rally for 2 unfortunate centimetres. This
occurrence caused great commotion, and once more, the organisation
was taunted and scorned by the press.
Colaboração de Luis Sousa
Sem comentários:
Enviar um comentário