Em 1907 um pequeno grupo de "gloriosos malucos" propôs-se fazer aquilo que na altura muitos consideravam ser "A Maior Aventura do Mundo", a ligação Pequim-Paris por via terrestre. Eram cerca de 13 mil quilómetros para percorrer através das montanhas e desertos da China, Mongólia, Rússia, etc, numa época em que as estradas eram virtualmente inexistentes, os automóveis (?) pouco fiáveis e a insegurança generalizada. O primeiro carro a chegar a Paris foi o ITALA vermelho do Príncipe Borghese, uma proeza extraordinária que teve eco em todo o mundo e faria com que a partir de então todos os carros de competição feitos em Itália tivessem a cor vermelha.
"Fast Forward" para 2007 quando nada menos que 133 automóveis "clássicos" convergem em Pequim para cem anos depois reviverem a grande aventura. Por coincidência (ou não) o número 100 seria atribuído à equipa portuguesa formada por Milu e José Romão de Sousa, que tripulavam um MG Magnette ZA de 1956. Trinta e cinco dias depois, após 12,642 km percorridos através de montes, desertos e vales com muitas peripécias à mistura, a valente representação nacional chegou a Paris intacta, com o carro a funcionar e dentro do tempo previsto para cumprir a gigantesca aventura. Chapeau!
A fotografia em B&W (de autor desconhecido) documenta o ITALA do Príncipe Borghese a ser empurrado algures num local remoto. As restantes imagens são de Gerard Brown
Nota - Não deixem de ver a tabela com os percursos diários. Impressionante.
Nota - Não deixem de ver a tabela com os percursos diários. Impressionante.



Sem comentários:
Enviar um comentário