Lisboa, rua Rosa Araújo, junto da sede do ACP. Partida da equipa nº 48 concorrente ao Rallye de Monte Carlo de 1952 formada pelo Conde de Monte Real e Manuel Palma, que tripulavam um Simca Aronde. Este era um dos setenta e três automóveis que escolheram a capital portuguesa para fazerem o percurso de ligação até Monte Carlo, num total de trezentos e vinte e oito participantes. Porém, a falta de fiabilidade do carro impediu a experiente equipa portuguesa de terminar a prova, a mais dura do calendário internacional daquela época.
O Conde de Monte Real tinha obtido um excelente segundo lugar na edição do Rallye de Monte Carlo do ano anterior ao volante de um Ford 100 cv, já com Manuel Palma por companhia. A escolha do modesto Simca 9 Aronde, equipado com um motor de 1221cc que debitava apenas 45 cv de potência, poderá ter sido fatal para as ambições dos portugueses. Não obstante, um exemplar deste carro saído aleatoriamente da linha de montagem conseguiu em 1952 percorrer 100 mil quilómetros seguidos no circuito de Monthléry sem qualquer espécie de problema mecânico. Chapeau!
Foto - Bibioteca de Arte Calouste Gulbenkian, estúdios Horácio Novais.
O Conde de Monte Real tinha obtido um excelente segundo lugar na edição do Rallye de Monte Carlo do ano anterior ao volante de um Ford 100 cv, já com Manuel Palma por companhia. A escolha do modesto Simca 9 Aronde, equipado com um motor de 1221cc que debitava apenas 45 cv de potência, poderá ter sido fatal para as ambições dos portugueses. Não obstante, um exemplar deste carro saído aleatoriamente da linha de montagem conseguiu em 1952 percorrer 100 mil quilómetros seguidos no circuito de Monthléry sem qualquer espécie de problema mecânico. Chapeau!
Foto - Bibioteca de Arte Calouste Gulbenkian, estúdios Horácio Novais.
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