Curva do Castelo, Vila do Conde 1952

Durante o ano de 1952 realizaram-se nada menos que três circuitos em Vila do Conde, a saber: o Circuito da Primavera em Abril, o III Circuito em fins de Agosto e o IV em Setembro. Os dois primeiros foram disputados no traçado habitual enquanto que o terceiro utilizou pela primeira (e única) vez o "circuito grande", um percurso com 4,557 metros de extensão formado essencialmente por duas longas rectas e duas (enfim, três) curvas para a direita, uma pista pensada e desenhada para proporcionar altas velocidades aos concorrentes. 
A imagem mostra a saída da curva rápida da "seca do bacalhau" e a entrada na bem mais técnica "curva do Castelo", a que se segue um recta com mais de mil metros de extensão onde estava situada a meta. Note-se o curioso parque de estacionamento destinado aos automóveis dos espectadores que permitia que muitos deles seguissem as corridas instalados nas confortáveis poltronas dos seus Ford, Pontiac, Studebaker, etc. Só em Vila do Conde.


2 comentários:

  1. Zé, acho muito estranho que ao enumerares os diversos carros dos espectadores não menciones o garboso e bem reconhecível Porsche 356 que está lá no meio dos demais!...

    ResponderEliminar
  2. É o velho "em casa de ferreiro espeto de pau". Como pude passar ao lado daquela preciosidade? Poderá tratar-se do Porsche de um dos Riba d´Ave (Miguel Ferreira) que era meu vizinho. Lembro-me que era preto. O meu tio Dílio Silva também tinha um da mesma cor, que comprou em 1951. Como morava na Vila das Aves também pode ser o carro dele. Em 1952 haveria apenas uma dúzia de carros destes em Portugal, as hipóteses não são muitas.

    ResponderEliminar