Novo Circuito de Vila do Conde

IV Circuito de Vila do Conde 1952. Inauguração do novo circuito com 4.557 metros de perímetro, na altura referido como " a melhor e mais rápida pista de automóveis do país", obra concretizada por Bento de Sousa Amorim e outros vilacondenses . Apesar disso, não voltariam a realizar-se mais corridas neste traçado.
Pouco depois da partida já Casimiro de Oliveira, ao volante do Ferrari 225S nº1, se adiantava, enquanto que Vasco Sameiro (Ferrari 225S) e Nogueira Pinto (Ferrari 340 America) se mantinham na expectativa, com D. Fernando Mascarenhas (Ferrari 225S) logo a seguir. À segunda volta o Ferrari de Casimiro abandonou na curva das Caxinas, com o motor partido, e Vasco Sameiro herdou a liderança que manteria até final.
Classificação:
1º - Vasco Sameiro, Ferrari 225S Spyder Vignale - 35 voltas, à média de 143,528 km/h
2º - D. Fernando Mascarenhas, Ferrari 225S Spyder Vignale - 35 voltas
3º - José Nogueira Pinto, Ferrari 340 America - 35 voltas
4º - José Soares Cabral, Ferrari 166MM Barchetta - 33 voltas
5º - Daniel Magalhães, BMW 328 - 27 voltas


Estavam à partida os 6 Ferrari de competição que existiam à data em Portugal, a saber:
- 166MM Barchetta Touring #0040M - José Cabral
- 166MM barchetta Touring #0056M - Guilherme Guimarães
- 340 America Berlinetta Vignale - #0082A - José Arroyo Nogueira Pinto
- 225 Spider Vignale - #0180ET - Casimiro de Oliveira
- 225 Spider Vignale - #0198ET - Vasco Sameiro
- 225 Spider Vignale - #0200ED - D. Fernando de Mascarenhas

(Colaboração de José Correia)

2 comentários:

  1. As Ferrari 225S eram algo de espetacular a andar ,mas acima de tudo de as ouvir ,o motor 225S e a
    caixa acoplada faziam a diferença.
    Infelizmente nas corridas em Portugal
    quando o Casimiro ganhava o V Sameiro
    desistia e vice versa ,mas que barchettas .

    Luis

    ResponderEliminar
  2. Para além de querer dar os parabéns pela qualidade de imagens que este blog nos tem proporcionado, este IV Circuito de Vila do Conde tem uma particularidade especial para um "Ferrarista" como eu, é que estavam à partida os 6 Ferrari de competição que existiam à data em Portugal, a saber:
    - 166MM Barchetta Touring #0040M - José Cabral
    - 166MM barchetta Touring #0056M - Guilherme Guimarães
    - 340 America Berlinetta Vignale - #0082A - José Arroyo Nogueira Pinto
    - 225 Spider Vignale - #0180ET - Casimiro de Oliveira
    - 225 Spider Vignale - #0198ET - Vasco Sameiro
    - 225 Spider Vignale - #0200ED - D. Fernando de Mascarenhas

    Um abraço

    José Correia

    ResponderEliminar