Um Midget na Parada

A "Parada", ou melhor, o Sporting Club de Cascais, era uma instituição de fortes raízes monárquicas que existiu entre 1879 e 1974, frequentada pela alta burguesia e pela aristocracia nacional e internacional, ao ponto de então se poder fazer a seguinte distinção entre as pessoas: "é-se da Parada, ou não se é". Consta que Eça de Queiroz e Ramalho Ortigão frequentavam o local e tudo leva a crer que foi lá que se realizou o primeiro jogo de futebol em Portugal. 
Nos anos 50 foi construída nos jardins da "Parada" uma pista oval em cinza (ou gravilha), a exemplo das que existiam nos Estados Unidos e alguns países da Europa, onde se disputavam animadas provas de perseguição automóvel. Foi numa dessas competições que o Conde de Monte Real se apresentou com este Midget especialmente construído para este tipo de piso, um carro de corrida feito "à escala" e que vinha normalmente equipado com um motor monocilíndrico de 250cc, podendo no entanto existir outras versões consoante o regulamento das provas em que participavam.


Um dos muitos Midgets artesanais produzidos nos EUA e projectados especialmente para utilização em pistas de cinza ou gravilha.

1 comentário:

  1. caro amigo, me chamo Marcos(marcosmotinha@ig.com.br) tambem tenho um quarter midget, gostaria de estabelecer uma conversa com o Sr. pois tenho interesse em quaisquer informações sobre este "pequeno", aguardo contato.

    ResponderEliminar