Alfa Romeo Giulietta Sprint em Le Mans 1960


A misteriosa Alfa Romeo Giulietta Sprint Speciale portuguesa em Le Mans - 1960
Os Alfa Romeo Giulietta Sprint, apresentados no Salão automóvel de Turim, em 1954 , desde sempre, fizeram-se notar. Quer pela  beleza e equilíbrio das suas linhas QUER PELO SEU CARACTER DE VERDADEIRO ALFA ROMEO DESPORTIVO, COM O FAMOSO " CUORE SPORTIVO " resultado  do  trabalho de equipa liderada, à época,  pelo Director da Alfa Romeo : Orazio Satta Puliga.
A sua supervisão sobre o trabalho da equipa de design da Casa Bertone, onde se destacou Franco Scaglione, e a ele se atribui o design elegante do modelo Giulietta Sprint.
Mais tarde, o mesmo Franco Scaglione, desenha um dos mais belos exemplares Alfa Romeo, pós-II Guerra mundial : O Giulietta Sprint Speciale, motorizado com o mesmo 1290cc, mas a debitar, no fim dos anos 50, os fabulosos mais de 100cv !
Nesta tão interessante quão enigmática fotografia, datada de 1960, algures no Paddock de Le Mans, ficou registada este Alfa Romeo Giulietta Sprint Speciale com matrícula portuguesa, e se dúvidas houvessem em relação à sua proveniência - Holandesa , no caso, pelas matrículas na época muito semelhantes - O dístico oval, com o " P " dissipavam-nas por completo.
Mas as questões surgem na mesma, em relação à sua propriedade:
Quem a conduziu até Le Mans ?
Quem era o seu proprietário ?
Terá ido a Le Mans, acompanhar ou apoiar alguém ?
Teria sido uma Giulietta SS vendida, na época,  para a França,  e ainda mantinha a matrícula portuguesa ?
Se alguém conhecer a sua história...
Esta interessante foto, publicada originalmente numa revista que possuo, com os créditos fotográficos à Francesa " Ferret Foto " .



O mesmo carro (nº 11) à partida para o circuito de Vila do Conde 1959 tripulado por "Mané" Nogueira Pinto.


8 comentários:

  1. Marco
    Em 1960 ,o carro pertence a Manuel
    Nogueira Pinto ,na época residente em Paris ,onde adquirio um Ferrari 250GT ,vendendo o SS a Abilio Correia Lobo que alinhou na " sua" volta à Madeira em 1961 . Este carro foi dos prototipos SS ,até o para brisas era diferente (no tamanho) ,acabou na década de 70 na sucata às peças ,pois antes tinha tido um acidente duro.

    Luis

    ResponderEliminar
  2. Será então o mesmo carro com que Manuel Nogueira Pinto participou no circuito de Vila do Conde de 1959 e que já foi mostrado neste espaço. Na fotografia anteriormente publicada nos "Heróis" é difícil confirmar a matrícula mas é pouco provável que houvesse outro Alfa idêntico em Portugal.

    ResponderEliminar
  3. Penso ser o mesmo carro,o outro SS
    de 59 que existiu em Portugal era o
    OP 96 69 do Aquiles de Brito ,mas de
    cor branco .

    Luis

    ResponderEliminar
  4. crei que foi esse op.... que carlos santos correu em vila do conde em 63 ou64

    ResponderEliminar
  5. Sim ,um carro que tinha sido do José
    Luis Lickfold

    luis

    ResponderEliminar
  6. Apenas um detalhe complementar, Mané Nogueira Pinto registou o Ferrari 250 GT 0787GT que adquiriu a Fritz D´Orey no dia 8 de Junho de 1960, poucas semanas antes destas 24 Horas de Le Mans,em cujos treinos Fritz D´Orey teve o acidente que colocou um ponto final à sua carreira como piloto. José Correia

    ResponderEliminar
  7. Eu vi numa das grandes noites do estádio de Alvalade em 1958 ou 1959 , o Mane Nogueira Pinto nesse SS. "pendurar" o meu querido primo Fernando no seu 300 SL numa prova de perseguição .O Fernando começou a frente ,mas depois apanhou um susto num dos topos,e o Alfa não perdoou!
    Lembro-me do meu querido Zé Lampreia,pouco antes de morrer me contar que melhor experiência de condução que teve ao lado de alguém ,foi nesse Alfa,nas curvas da Parede ,guiado pelo Nicha Cabral
    Também vi o carro ,guiado pelo Abílio Correia Lobo , no circuito de Alverca (?) a competir com o Zé no Conrero e o Rui Martins Silva no Sprint Zagato
    Bons tempos !
    Abraços do Carlos Duarte Ferreira

    ResponderEliminar
  8. Caro Sr Carlos Duarte Ferreira : Muito obrigado pelo seu interessante comentário. Como alfista, que sou, godtei inenso de ler. E, claro ao Sr Luís, pela partilha do seu enorme conhecimento neste assunto. Grazie ! Abraço a tofos em especial ao amigo Jose Guedes, que mantém este histórico e importante blog nacional. Uma referência ! Marco Pestana www.GiuliettaPortugal.blogspotp.pt & www.SquadraAlfaRomeoMadeira.blogspot.pt

    ResponderEliminar