Exactamente
às 7 horas e 22 minutos do dia 1 de Maio de 1955 o Mercedes Benz 300
SLR tripulado por Stirling Moss e Dennis Jenkinson partia da Viale
Venezia em Brescia para cumprir as mil milhas da corrida em estrada
aberta que o levaria até Roma e regresso, via Pescara e Florença. Pouco
mais de dez horas depois (10hrs, 07 min e 48 seg) este mesmo carro
cruzava a meta em Brescia como grande vencedor desta grande clássica do
automobilismo mundial, tendo realizado a impressionante média de 157
km/h. Stirling Moss esteve sempre ao volante, cabendo a Dennis Jenkinson
a responsabilidade de zelar pela navegação, tendo ambos dessa forma realizado uma
das mais notáveis "performances" automobilísticas de que há memória.
14
de Maio de 2015. No ano em que se celebram 60 anos sobre a vitória de Moss / Jenkinson
teve lugar em Brescia a partida para a edição 2015 desta grande maratona, agora
com a presença de uma equipa portuguesa formada por José Manuel
Albuquerque e José Costa Simões que tripulavam o Frazer Nash Fast Tourer
com o número 166. Este carro foi produzido em 1948, tendo sido o
primeiro deste tipo a sair da fábrica AFN Limited em Inglaterra. Está equipado com um motor Bristol de origem BMW com seis cilindros em linha e
2,000 cc de cilindrada capaz de produzir 120 bhp de potência.
As
Mille Miglia originais, aquelas que foram disputadas em estrada aberta como se de uma simples corrida de automóveis se tratasse, tiveram lugar entre
1927 e 1957, tendo a prova sido retomada a partir de 1977 mas agora em
versão "regularidade histórica". Em vez das 10 horas consecutivas de
velocidade pura de outrora os concorrentes à edição de 2015 tiveram nada
menos que dois dias e duas manhãs para percorrerem um percurso ligeiramente superior ao da versão
original (1590 km em 1955, 1800 km em 2015), com partida e chegada em Brescia e pernoitas em Rimini, Roma e
Parma .
Aqui fica a primeira parte da crónica desta grande aventura.
Aqui fica a primeira parte da crónica desta grande aventura.
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