Os Planos do Alba, parte I

Produzido em 1952 na Fábrica Metalúrgica Alba sob a orientação de António Augusto Martins Pereira, Ângelo Oliveira e Costa e Francisco Corte Real Pereira o Alba foi um dos primeiros automóveis de competição fabricados no nosso país tendo em vista a participação em provas de velocidade na categoria até 1100 cc. Mais tarde tornar-se-ia no primeiro (e único) carro de corrida equipado com um motor totalmente concebido e produzido em Portugal, um 4 cilindros em linha com 1500 cc de capacidade desenvolvido pelos técnicos da empresa de Albergaria. Três exemplares foram produzidos, um dos quais continua activo e patente ao público no Museu do Caramulo.
A história dos Alba e dos seus sucessos desportivos (mais de quarenta corridas disputadas, com nada menos que dez vitórias) já é sobejamente conhecida dos entusiastas portugueses, porém só agora é possível divulgar alguns dos desenhos originais relativos aos projectos do chassis, carroçaria e motor, documentos do maior interesse técnico e histórico que com muita honra se revelam neste espaço. As imagens falam por si pelo que seria despropositado acrescentar quaisquer comentários. Direi apenas que o TN-10-82 apresentado ao fundo da página foi o segundo carro a ser produzido e viria a ter uma carroçaria algo diferente da original. Não há certezas sobre as razões da transformação.
Com agradecimentos a António Peixinho.







Sem comentários:

Enviar um comentário