Mille Miglia 2015 - Anatomia do Carro nº 166

O Frazer Nash Fast Tourer com que José Manuel Albuquerque / José Costa Simões disputaram a edição 2015 das Mille Miglia não é um carro qualquer, muito pelo contrário. De facto trata-se do chassis 421/100/005 produzido em 1948 pela AFN em Inglaterra sob a responsabilidade de Fritz Fiedler, um conceituado técnico de origem alemã que trabalhou para a AFN a partir de 1947, o qual recorreu à tecnologia "Superleggera" da Touring para produzir a carroçaria  do Frazer Nash que seria então designado por  Fast Tourer, o único exemplar deste modelo a receber tal nome. Mais onze carros semelhantes seriam construídos mas viriam a ser designados como MM na sequência da participação de três Frazer Nash nas Mille Miglia de 1950.
O carro nº 166, o Frazer Nash Fast Tourer que a equipa portuguesa levou à mais recente edição das Mille Miglia, é o mesmo que conquistou uma Coupe des Alpes em 1953 pelas mãos do Barão Alex von Falkenhausen, um conhecido piloto e técnico alemão especializado em tecnologia BMW.



Em baixo, detalhe da estrutura Superleggera da carroçaria (esq) e Alex & Kitty von Falkenhausen (dir) a caminho de conquistarem a Coupe des Alpes no Alpine Rallye de 1953. A placa que regista esse mesmo resultado.







2 comentários:

  1. Espectáculo de FN! E logo tb um VMF!
    Parabéns à equipe.

    ResponderEliminar
  2. ... "e logo tb um VMF!". Basta descer dois posts para saber qual é o outro. Elementary, my dear Watson

    ResponderEliminar